Carnaval em entidade prudentina promove momento de integração

Cerca de 30 atendidos da Associação de Apoio e Proteção aos Cegos encerraram as atividades de fevereiro com celebração, que trouxe música ao vivo e dança

-

Data 02/03/2019
Horário 11:00
José Reis: Atendidos participaram de confraternização de carnaval, ontem
José Reis: Atendidos participaram de confraternização de carnaval, ontem

Com direito a música ao vivo, dança, confetes e serpentinas, cerca de 30 atendidos da Associação de Apoio e Proteção aos Cegos de Presidente Prudente se reuniram, na manhã de ontem, para celebrar o seu próprio carnaval. A festa fechou com chave de ouro as atividades de fevereiro da entidade, que reabre para atendimento na quarta-feira de cinzas, além de homenagear os aniversariantes dos dois primeiros meses do ano. De acordo com a diretoria da instituição, esse tipo de comemoração oportuniza um momento de confraternização e sociabilização entre os assistidos, que têm a oportunidade de fortalecer as amizades e sentirem-se integrados. “Queremos trabalhar com a alegria, pois quanto mais felizes estiverem, maior será seu rendimento dentro e fora da entidade”, comenta o presidente da casa, Lourenço Augusto Thomazoni de Carvalho.

A atendida Maria Aparecida Silva, 53 anos, que gosta de ser chamada de Cidinha, perdeu a visão total de um olho e ainda concentra 25% no outro, mas não precisou deles para sentir na pele a alegria proporcionada pelo momento de união. Ela conta que adora o carnaval e ficou ainda mais satisfeita por comemorá-lo dentro de um lugar tão acolhedor como a associação. “É o espaço que tenho para me distrair, me sentir um pouco mais feliz e me juntar aos outros que compartilham o mesmo problema. Aqui, um entende o outro”, expõe.

De Alfredo Marcondes, a assistida Luzia Mantovani, 70 anos, por sua vez, não gosta muito deste feriado, mas aprovou as festividades. Ela relata que ficou entusiasmada com a apresentação musical de sua amiga Alcione, que, “caso participasse de um programa do gênero, não seria superada por ninguém”. “Essa mulher canta muito. Ela coroou o negócio, fechou com chave de ouro”, elogia. Luzia também aproveitou a ocasião para fazer seu pé de meia. “Eu trouxe minhas bijuterias para apresentar ao pessoal, porque sou artesã”, comenta.

 

Parcerias da comunidade

Estudantes de Comunicação Social da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) também passaram pelo local para dar andamento ao projeto “Vira Galo”, que busca solucionar problemas de comunicação dentro de um determinado espaço. Durante uma parte da manhã, os alunos colheram informações que serão utilizadas para conhecer melhor o espaço e, a partir delas, ajudar a colocar a instituição em evidência. Segundo a diretora da associação, Denise Trentin, esse tipo de iniciativa é sempre bem-vinda, pois nem todos os cidadãos conhecem o trabalho desenvolvido pela unidade.

A representante aponta que, a fim de continuar propiciando festas e confraternizações aos atendidos, a instituição promove regularmente campanhas de arrecadação e eventos beneficentes. O mais recente é a venda de pizzas, que serão entregues para os compradores no dia 9 de março, próximo ao posto policial da Rua Quatorze de Novembro (veja pontos de venda no box). “As pessoas podem adquirir os ingressos e contribuir para a manutenção da instituição, pois precisamos de fundos para promover mais atividades e conseguir superar esse momento econômico difícil”, considera.

 

PONTOS DE VENDA DE INGRESSOS PARA PIZZAS

- Padaria Padoca: Avenida Washington Luiz,1.960, Jardim Paulista;

- Empório Villa Real: Rua Ribeiro de Barros, 1.227, Centro;

- Pé de Pão: Rua Djalma Dutra, 143, Jardim Aviação.


 

Publicidade

Veja também