Carreiras como projeto de vida

OPINIÃO - Cintia Evangelista

Data 13/12/2019
Horário 04:44

Ao longo da vida, exercemos diversas carreiras, como filha, mãe, amiga, esposa e claro enquanto profissional. Falando em vida profissional, você certamente já observou que a relação do indivíduo com o mundo do trabalho é estimulada desde os primeiros anos de vida, indicando grande responsabilidade e definição de critérios no momento de escolha. 

Com o passar dos anos, o conceito de carreira tem evoluído. No passado, a carreira estava associada às posições ocupadas por uma pessoa em uma única empresa, atualmente, está relacionada às sequências de posições ocupadas e de trabalhos realizados durante a vida de uma pessoa envolvendo uma série de estágios e transições que refletem suas necessidades, motivos, aspirações individuais, expectativas e imposições da organização e da sociedade.

A evolução do conceito de carreira é resultado das mudanças nas relações de trabalho e consequência das alterações no ambiente de negócios, na conjuntura econômica, na evolução tecnológica e das necessidades dos indivíduos. Essa articulação entre as necessidades individuais e do mundo do trabalho ocorre porque estamos na era do protagonismo na gestão da carreira.

Na era do protagonismo, a gestão da carreira passa a ser realizada pelo próprio indivíduo e para isso, é necessário ter autoconhecimento, identificar motivações pessoais, valores e propósito que devem estar articulado entre seu projeto de vida e suas escolhas profissionais. 

É importante destacar que uma carreira bem-sucedida e articulada com seu projeto de vida não acontece por acaso ou por sorte, esse é o resultado de um processo planejado.

Observe que, se no passado era comum distinguir vida pessoal da profissional, no presente, as pessoas sentem a necessidade em ser humano em tempo integral.

Imagino que você deve estar pensando, afinal qual é a receita do sucesso, ou então, como tornar-se um profissional extraordinário? Seria sorte? Segundo Pablo Picasso “Todas as vezes que a sorte me procurou ela me encontrou trabalhando”.

Isso significa que não existe sorte, não existe uma resposta ou fórmula para o sucesso, na era do protagonismo, o que existe são escolhas. Para fazer escolhas corretas, você precisa ter autoconhecimento, ser um profissional extraordinário, fazer da sua carreira um projeto de vida e claro muito trabalho.

 

 

 

Publicidade

Veja também