Carro apreendido pela Polícia Civil é destinado para a OAB

Veículo que pertencia ao líder de uma associação criminosa voltada ao tráfico de drogas, foi sequestrado durante operação em novembro do ano passado

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 11/02/2021
Horário 12:32
Foto: Roberto Kawasaki
Ato de entrega foi concretizado no final da tarde de ontem, na sede da OAB em Prudente
Ato de entrega foi concretizado no final da tarde de ontem, na sede da OAB em Prudente

No ano passado, a Delegacia de Polícia Civil de Pirapozinho apreendeu diversos bens do líder de uma associação criminosa voltada ao tráfico de drogas. Entre os pertences recolhidos está um automóvel que, por meio de depósito judicial, foi destinado à 29ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em Presidente Prudente. A formalização da entrega ocorreu no final da tarde de ontem, na sede da instituição.

Rafael Guerreiro Galvão, delegado titular da delegacia de Pirapozinho, explica que o Chevrolet/Cruze 2013 foi alvo de sequestro judicial na segunda fase da Operação Entre Rios, deflagrada no dia 9 de novembro de 2020. O objetivo foi prender membros de uma associação criminosa que transportava drogas entre o Estado do Paraná e o interior de São Paulo. 

Na época, além do automóvel, os policiais apreenderam uma arma de fogo, diversos celulares, uma motocicleta Honda CB1000R e duas lanchas. O carro em questão era do chefe do grupo e ficava em Umuarama (PR) para uso pessoal.

Após representação de Galvão e pedido prévio da OAB, o Juízo local deferiu o depósito judicial.

“[O ato] agrega valor institucional e social à Polícia Civil, não só no combate aos crimes, mas a partir disso mostrar a finalidade social do inquérito, que é tirar os bens que estavam servindo ao tráfico, passar para a sociedade e começar a salvar vidas”, expõe. 

Esta não é a primeira vez que veículos são entregues pela delegacia local. Conforme a Polícia Civil, Pirapozinho já formalizou 20 entregas de automóveis apreendidos a diversas entidades e Prefeituras da região de Presidente Prudente. 


Roberto Kawasaki - Carro foi entregue por meio de depósito judicial 

Destinado a idosos e enfermos

O presidente da OAB de Prudente, Wesley Cotini, explica que neste primeiro momento, devido à pandemia, o carro será utilizado para auxiliar os advogados e advogadas idosos que não estão em seus lares, bem como aqueles que passam por tratamentos médicos graves e que necessitam da entrega de medicamento da farmácia da instituição local após compras sem a necessidade de deslocamento.

Porém, lembra que futuramente, uso se estenderá para auxiliar em projetos sociais desenvolvidos durante todo o ano. “Mais pra frente, iremos adaptando novas regras de utilização”, salienta. 

Na formalização da entrega do automóvel, esteve presente o juiz de Direito, Eduardo Gesse, que parabenizou a parceira da OAB com a Polícia Civil.

“Esse é mais um ato que vai servir para toda a comunidade dos advogados, notadamente para aqueles que tenham necessidades, idosos, enfermos, que nem sempre têm um veículo para se deslocar”, considera. “É um ato correto que a sociedade deve, inclusive, agradecer a esses meninos que estão na direção da OAB e esse trabalho de excelência que contou com a sensibilidade do doutor Rafael que isso fosse efetivado”. 


Roberto Kawasaki - Veículo era utilizado para uso pessoal de um traficante preso no ano passado


Roberto Kawasaki - Em um primeiro momento, veículo será destinado para advogados idosos e enfermos 

SAIBA MAIS

Polícia Civil doa veículo apreendido à Apae de Pirapozinho

Polícia Civil doa veículo para a Fundação Mirim de Pirapozinho

Publicidade

Veja também