A Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) divulga em sua página o número de veículos nas cidades divididos pela cor do modelo. E, de acordo com o último balanço, disponibilizado em setembro de 2023, na ordem, a preferência dos prudentinos são: carros brancos, com 47.134; pratas (37.102); e pretos (34.930). Paschoal Diniz Navarro, 57 anos, sócio-proprietário da Diretta Veículos, destaca que não são só os prudentinos que têm essa preferência, mas é geral. Mas que isso, na verdade, são cores que predominam há anos e anos. “Tem época que a tendência é mais o prata, em outra predomina mais o preto, ultimamente a cor que mais esteve em evidência, a da vez, que todo mundo queria, foi o branco. Mas isso não é regra, por exemplo, hoje têm novas cores que estão se sobressaindo, mas nunca vão bater essas três, que jamais sairão de moda”, explica o administrador de empresa.
Ele cita que, normalmente, se o comprador de um carro é uma pessoa mais ousada, geralmente busca uma cor da moda. Se é mais conservador, provavelmente, vai procurar aquele carro com uma cor que sabe que sempre vai vender bem.
Foi o que pensou o empresário do ramo de ferramentas pneumáticas, Gilberto Aparecido de Lima, 51 anos, além de considerar que o branco passa mais a impressão de um carro empresarial, principalmente para plotar, ao comprar sua Chevrolet/Montana 2015. “Como comprei especificamente para a empresa, já tinha a ideia de ser branco mesmo. Um carro na cor preta, por exemplo, pra empresa, não fica legal. E para venda o branco é muito mais fácil. Além de aparecer menos riscos, e outros benefícios”, expõe o proprietário da Brasforce.
Foto: Cedida
Para Gilberto Lima, branco fica melhor para carro utilizado na empresa
Segundo Paschoal, a maioria dos carros expostos em concessionárias de carros zero quilômetro são os de moda, nas cores da moda, a tendência. “Mas se o cliente disser: ‘Eu quero um preto’. ‘Eu quero um branco’. ‘Eu quero um prata’. Ele vai ter. ‘Mas expostos lá para o cliente chegar e ter um impacto, são os carros de cores da moda mesmo”, frisa o empresário.
“Eu optei por comprar um carro branco, porque acho bonito, e a cor realça as características, modelo, os detalhes”, diz o médico Gabriel Cabral Florentino.
Foto: Cedida
Gabriel e Ingra optaram pelo branco, porque realça os detalhes do Fiat/Fastback do casal
Já em lojas de seminovos, multimarcas, os carros mais expostos são os que vieram com a tendência. E mais uma vez ele volta ao exemplo de há vários anos no mercado a maior moda ter sido o carro branco, mesmo sendo uma cor conservadora, que vende a qualquer momento, mas entrou na moda.
“Então, se você for hoje na maioria das lojas de veículos seminovos verá uma grande maioria de veículos brancos, na sequência prata, e preto. E as cores mais modernas, em uma diversidade bem menor de várias tonalidades de cinza, chumbo, azul, vinho, marrom, vermelho, amarelo, entre outras variações”, denota o empresário da Diretta.
Paschoal destaca que quando a pessoa tem oportunidade de comprar o carro zero, por exemplo, ele escolhe a cor que quer, preferencialmente aquela que é moda do momento. As pessoas mais tradicionais, de um pouco mais idade, que não querem perder dinheiro, que querem ter segurança na compra, vão principalmente nessa sequência, prata, branco e preto. O preto já nem tanto, é mais prata e branco, essa é a sequência, para uma pessoa bem conservadora.
Fugindo à regra, nada conservadora, a universitária Letícia Silva Mazetti, 27 anos, não pensou duas vezes na cor do carro quando seu pai disse que a presentearia com um Polo 1.0, ano 2021. “Escolhi branco porque é minha cor favorita”.
Fernando César Cristóvão Alves, 43 anos, sócio-proprietário da Fortcar Veículos, explana algo interessante que, provavelmente, os mais velhos tenham conhecimento, mas os mais jovens não. Segundo ele, o prata é uma opção de cor de carro que tem menos caloria, assim como o branco. Já o preto é mais quente. Ou seja, esquenta mais.
“Vejo que a preferência pela cor branco é mais por esse motivo, além, claro, do fato de os modelos de carros ficarem muito bonitos nessa cor. Destaca e, como se diz, chama mais atenção, aparece mais. Aqui na loja segue essa ordem: branco, prata e preto, a grande maioria”, acentua o proprietário da FortCar. Fernando reforça que veículos com essas cores são mais fáceis de revender ou trocar no futuro. “Como é um hábito e como moda, as montadoras vêm trabalhando por mais uns 10 anos, mas são poucos clientes que têm coragem de comprar cores diferentes como um vinho, um vermelho, um azul escuro, um azul mais vivo, etc”, frisa ele.
ÚLTIMOS DADOS
São Paulo |
Presidente Prudente |
BRANCA |
47.134 |
São Paulo |
Presidente Prudente |
PRATA |
37.102 |
São Paulo |
Presidente Prudente |
PRETA |
34.930 |
São Paulo |
Presidente Prudente |
CINZA |
19.859 |
São Paulo |
Presidente Prudente |
VERMELHA |
17.987 |
São Paulo |
Presidente Prudente |
AZUL |
12.124 |
São Paulo |
Presidente Prudente |
VERDE |
6.393 |
São Paulo |
Presidente Prudente |
BEGE |
4.331 |
São Paulo |
Presidente Prudente |
AMARELA |
2.305 |
São Paulo |
Presidente Prudente |
MARROM |
1.350 |
São Paulo |
Presidente Prudente |
Sem Informação |
846 |
São Paulo |
Presidente Prudente |
DOURADA |
640 |
São Paulo |
Presidente Prudente |
LARANJA |
547 |
São Paulo |
Presidente Prudente |
ROXA |
444 |
São Paulo |
Presidente Prudente |
FANTASIA |
185 |
São Paulo |
Presidente Prudente |
ROSA |
120 |
São Paulo |
Presidente Prudente |
GRENA |
66 |
*Fonte: Senatran (referentes a setembro de 2023)