Carros brancos, pratas e pretos lideram frota de Prudente

Tendência? Moda? Profissionais do ramo afirmam que ambas as alternativas estão corretas e há anos e anos as cores predominam não somente no cenário local

PRUDENTE - OSLAINE SILVA

Data 17/01/2024
Horário 04:25
Foto: Rafa Neddermeyer/ABr/Arquivo
Carros brancos, pratas e pretos: preferência dos consumidores
Carros brancos, pratas e pretos: preferência dos consumidores

A Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) divulga em sua página o número de veículos nas cidades divididos pela cor do modelo. E, de acordo com o último balanço, disponibilizado em setembro de 2023, na ordem, a preferência dos prudentinos são: carros brancos, com 47.134; pratas (37.102); e pretos (34.930). Paschoal Diniz Navarro, 57 anos, sócio-proprietário da Diretta Veículos, destaca que não são só os prudentinos que têm essa preferência, mas é geral. Mas que isso, na verdade, são cores que predominam há anos e anos. “Tem época que a tendência é mais o prata, em outra predomina mais o preto, ultimamente a cor que mais esteve em evidência, a da vez, que todo mundo queria, foi o branco. Mas isso não é regra, por exemplo, hoje têm novas cores que estão se sobressaindo, mas nunca vão bater essas três, que jamais sairão de moda”, explica o administrador de empresa. 

Ele cita que, normalmente, se o comprador de um carro é uma pessoa mais ousada, geralmente busca uma cor da moda. Se é mais conservador, provavelmente, vai procurar aquele carro com uma cor que sabe que sempre vai vender bem.

Foi o que pensou o empresário do ramo de ferramentas pneumáticas, Gilberto Aparecido de Lima, 51 anos, além de considerar que o branco passa mais a impressão de um carro empresarial, principalmente para plotar, ao comprar sua Chevrolet/Montana 2015. “Como comprei especificamente para a empresa, já tinha a ideia de ser branco mesmo. Um carro na cor preta, por exemplo, pra empresa, não fica legal. E para venda o branco é muito mais fácil. Além de aparecer menos riscos, e outros benefícios”, expõe o proprietário da Brasforce.

Foto: Cedida

Para Gilberto Lima, branco fica melhor para carro utilizado na empresa

Zero ou seminovo

Segundo Paschoal, a maioria dos carros expostos em concessionárias de carros zero quilômetro são os de moda, nas cores da moda, a tendência. “Mas se o cliente disser: ‘Eu quero um preto’. ‘Eu quero um branco’. ‘Eu quero um prata’. Ele vai ter. ‘Mas expostos lá para o cliente chegar e ter um impacto, são os carros de cores da moda mesmo”, frisa o empresário. 

“Eu optei por comprar um carro branco, porque acho bonito, e a cor realça as características, modelo, os detalhes”, diz o médico Gabriel Cabral Florentino.

Foto: Cedida

Gabriel e Ingra optaram pelo branco, porque realça os detalhes do Fiat/Fastback do casal

Já em lojas de seminovos, multimarcas, os carros mais expostos são os que vieram com a tendência. E mais uma vez ele volta ao exemplo de há vários anos no mercado a maior moda ter sido o carro branco, mesmo sendo uma cor conservadora, que vende a qualquer momento, mas entrou na moda. 

“Então, se você for hoje na maioria das lojas de veículos seminovos verá uma grande maioria de veículos brancos, na sequência prata, e preto. E as cores mais modernas, em uma diversidade bem menor de várias tonalidades de cinza, chumbo, azul, vinho, marrom, vermelho, amarelo, entre outras variações”, denota o empresário da Diretta.

Interessante!

Paschoal destaca que quando a pessoa tem oportunidade de comprar o carro zero, por exemplo, ele escolhe a cor que quer, preferencialmente aquela que é moda do momento. As pessoas mais tradicionais, de um pouco mais idade, que não querem perder dinheiro, que querem ter segurança na compra, vão principalmente nessa sequência, prata, branco e preto. O preto já nem tanto, é mais prata e branco, essa é a sequência, para uma pessoa bem conservadora.

Fugindo à regra, nada conservadora, a universitária Letícia Silva Mazetti, 27 anos, não pensou duas vezes na cor do carro quando seu pai disse que a presentearia com um Polo 1.0, ano 2021. “Escolhi branco porque é minha cor favorita”.

Detalhes

Fernando César Cristóvão Alves, 43 anos, sócio-proprietário da Fortcar Veículos, explana algo interessante que, provavelmente, os mais velhos tenham conhecimento, mas os mais jovens não. Segundo ele, o prata é uma opção de cor de carro que tem menos caloria, assim como o branco. Já o preto é mais quente. Ou seja, esquenta mais.

“Vejo que a preferência pela cor branco é mais por esse motivo, além, claro, do fato de os modelos de carros ficarem muito bonitos nessa cor. Destaca e, como se diz, chama mais atenção, aparece mais. Aqui na loja segue essa ordem: branco, prata e preto, a grande maioria”, acentua o proprietário da FortCar. Fernando reforça que veículos com essas cores são mais fáceis de revender ou trocar no futuro. “Como é um hábito e como moda, as montadoras vêm trabalhando por mais uns 10 anos, mas são poucos clientes que têm coragem de comprar cores diferentes como um vinho, um vermelho, um azul escuro, um azul mais vivo, etc”, frisa ele.
 
ÚLTIMOS DADOS

São Paulo

Presidente Prudente

BRANCA

47.134

São Paulo

Presidente Prudente

PRATA

37.102

São Paulo

Presidente Prudente

PRETA

34.930

São Paulo

Presidente Prudente

CINZA

19.859

São Paulo

Presidente Prudente

VERMELHA

17.987

São Paulo

Presidente Prudente

AZUL

12.124

São Paulo

Presidente Prudente

VERDE

6.393

São Paulo

Presidente Prudente

BEGE

4.331

São Paulo

Presidente Prudente

AMARELA

2.305

São Paulo

Presidente Prudente

MARROM

1.350

São Paulo

Presidente Prudente

Sem Informação

846

São Paulo

Presidente Prudente

DOURADA

640

São Paulo

Presidente Prudente

LARANJA

547

São Paulo

Presidente Prudente

ROXA

444

São Paulo

Presidente Prudente

FANTASIA

185

São Paulo

Presidente Prudente

ROSA

120

São Paulo

Presidente Prudente

GRENA

66

*Fonte: Senatran (referentes a setembro de 2023)

Publicidade

Veja também