Cartórios eleitorais dão plantão em dias especiais

PRUDENTE - Oslaine Silva

Data 22/04/2016
Horário 08:29
Para facilitar a vida de quem não está em dia com as obrigações eleitorais, como quem ainda não tirou o título ou fez a transferência do mesmo, a Justiça Eleitoral promove atendimento com plantões em dias especiais. Como neste sábado e domingo, da 9h às 18h, e também em 30 de abril (sábado) e 1º de maio (domingo). Lembrando que o prazo para o encerramento dessas operações é 4 de maio. Ontem, feriado de 21 de abril, Dia de Tiradentes, o funcionamento ocorreu dessa mesma forma nas zonas eleitorais 101ª, 182ª e 402ª, em Presidente Prudente.

De acordo com o chefe de cartório da 101ª, Fabiano de Lima Segala, 37 anos, a zona eleitoral tem emitido 150 títulos por dia. Quando, segundo ele, em dias fora dessa rotina de alistamento e recadastramento de biometria, o normal é de 40 atendimentos. A analista judiciária, Fernanda Martins Silva Oliveira, 33 anos, também salienta que o fluxo tem aumentado bastante, com uma média de 120 pessoas por dia.

Jornal O Imparcial Mesmo ontem, feriado, cartórios eleitorais atenderam cidadãos em horário especial

Apesar do cartório realizar diversos serviços, como solicitação de justificativa, pagamento de multa ou obtenção de certidão de quitação eleitoral, entre outros, Fernanda explica que nessas datas especiais os funcionários estão priorizando atendimento para ao cadastramento eleitoral, ou seja, do primeiro título, especialmente para quem já tiver 18 anos completos; alterar dados do título atual, transferi-lo ou tirar a segunda via.

"Esperamos que continue assim, com as pessoas nos procurando com antecedência para não gerar tumulto, filas e demora no atendimento. Deixamos claro também, que, apesar de nossa agenda já estar fechada, tentamos alguns encaixes, quando possível", informa a analista.

Fabiano comenta que é importante ressaltar que o cadastramento biométrico ainda não é obrigatório no Estado de São Paulo. Somente após o pleito de outubro, o eleitor que ainda não o fez terá a oportunidade de ter as suas digitais coletadas pela Justiça Eleitoral, visando às eleições futuras. "O que temos percebido é que muitas pessoas que não fizeram o cadastramento biométrico estão se apavorando, achando que precisam fazer também até o dia 4. Mas, não há necessidade agora. O eleitor que não fez votará normalmente nas próximas eleições", acrescenta.

 

Dias propícios


Aproveitando o feriado, a auxiliar de escritório, Luana Saori Kakihata, 17 anos, acordou cedo para ir ao cartório tirar o seu primeiro título. "Muito bom disponibilizarem esses dias, para mim, por exemplo, que trabalho e estudo, fica bem complicado. Sem contar que estou empolgada em votar pela primeira vez, demonstrar que me importo com a política do meu país", pontua a jovem.

Thaís Nascimento Fernandes, 22 anos, também não perdeu a oportunidade e bem cedo estava no cartório para fazer o recadastramento. "Faço faculdade e os horários estão sempre bem apertados. E estar com a documentação eleitoral em dia é algo que faço questão, pois não podemos deixar de exercer o nosso direito de escolha, principalmente nesse momento caótico em que está a política do país. Com o nosso voto é que podemos fazer a diferença", pontua a universitária.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS


Para tirar o título pela primeira vez é preciso levar:

1 - Comprovante de endereço em nome do eleitor (conta de luz, bancária, telefone, etc., desde que contenha nome e o endereço e seja recente);

2 - Um dos seguintes documentos: RG original ou Carteira de Trabalho e Previdência Social ou carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal (OAB – Ordem dos Advogados do Brasil; CRM - Conselho Regional de Medicina, etc.) ou certidão de nascimento ou de casamento;

ATENÇÃO: Não será aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para o primeiro título por não conter nacionalidade/naturalidade. O passaporte somente será aceito se for o modelo que contenha também a filiação. Todo documento apresentado deve conter nome atual e sem abreviaturas (inclusive de filiação), caso contrário, deverá ser apresentado documento complementar que contenha o nome completo;

3) Comprovante de quitação do serviço militar (homens com idade entre 18 e 45 anos), para o primeiro título.
Publicidade

Veja também