Cartórios iniciam cadastro biométrico em PP

Zonas eleitorais de Prudente devem receber 166.639 eleitores até 2018 para o procedimento, que dá mais segurança à identificação

PRUDENTE - Victor Rodrigues

Data 05/09/2015
Horário 09:27
 

Os cartórios eleitorais de Presidente Prudente devem receber 166.639 eleitores para o cadastramento biométrico até 2018. O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) decidiu que todos os cartórios deverão fazer o cadastro para dar mais segurança à identificação do eleitor. O novo estilo de cadastramento digital já pode ser feito em Prudente desde o dia 24 de agosto. Até agora, 387 pessoas realizaram  o cadastro na cidade.

De acordo com Fabiano de Lima Segala, chefe da 101ª ZE (Zona Eleitoral), aproximadamente 200 cidadãos fizeram o cadastro em sua unidade. O procedimento inclui a coleta das digitais de todos os dedos das mãos, além de fotografia e assinatura digital. O chefe destaca que não se trata de uma convocação, pois a pretensão do órgão é que o sistema seja atualizado até 2018. "Não daria tempo para atualizarmos tudo já para as eleições de 2016. Não temos suporte técnico, como espaço, funcionários e expediente suficiente para atender estes números até o próximo ano", explica.

Jornal O Imparcial Novo sistema cadastrou 387 pessoas em zonas eleitorais de Prudente, desde 24 de agosto

Fernanda Martins Silva, analista judiciária da 402ª Zona Eleitoral, diz que em sua unidade, 187 pessoas já estão com o cadastro atualizado. As pessoas que têm procurado o cartório para a emissão da primeira via saem com o cadastro biométrico e o documento na hora. "Todos os dias alguém se alista. O novo sistema dará mais confiabilidade e exatidão na identificação dos eleitores no dia de votação", destaca.

O eleitor que procura o cartório para solicitar o título pela primeira vez, fazer a transferência de domicílio eleitoral ou revisão de dados, passará pelo cadastramento biométrico. Mas, para isso, é obrigatório agendar o serviço.

As formas de agendamento podem ser feitas pelo site www.tre-sp.jus.br, no campo "agendamento", ou pelo telefone 148, na Central de Agendamento do TRE. "O eleitor deve comparecer na data e hora marcadas, com um documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência em seu nome, ou no nome dos pais, e o título eleitoral, se já tiver", informa Segala.

Para o primeiro título dos homens, que têm entre 18 a 45 anos, é necessário também o comprovante de quitação do serviço militar. Por ser novo, o sistema ainda não está disponível em todos os cartórios do Estado, somente em alguns. Mas, segundo o TRE-SP, todos deverão estar equipados para este atendimento a partir de 1º de outubro.

 

Biometria no Estado

A biometria é uma tecnologia adotada pela Justiça Eleitoral para dar mais segurança à identificação do eleitor. Antes da entrada na cabine de votação, o mesário solicita que o eleitor posicione um dos seus dedos (polegar ou indicador) no leitor do microterminal e, em seguida, ele é liberado para votar na urna eletrônica.

De acordo com o Departamento de Comunicação do órgão eleitoral, eleitores de 15 municípios do Estado de São Paulo já utilizaram o sistema. As cidades são: Águas de São Pedro, Analândia, Corumbataí, Embu das Artes, Ipeúna, Itirapina, Itupeva, Jundiaí, Louveira, Nuporanga, Sales Oliveira, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, São Pedro e Vinhedo. Nesses locais, os eleitores foram identificados pela digital nas eleições de 2014.

 

SERVIÇO

AGENDAMENTO OBRIGATÓRIO

Para agendar, basta acessar o site www.tre-sp.jus.br, e clicar no campo "Agendamento". Outra forma é ligar para a Central de Agendamento do TRE-SP, pelo 148.
Publicidade

Veja também