Casa da Criança de Bernardes promove semana de atividades em alusão ao Setembro Amarelo 

Ações são direcionadas à crianças e adolescentes de até 15 anos que são atendidos pelo Projeto SCFV

REGIÃO - Cassia Motta

Data 03/09/2025
Horário 16:03
Foto: Cedida
Crianças e Adolescentes do Projeto SCFV, da Casa da Criança de Presidente Bernardes, participam de atividades do “Setembro Amarelo”
Crianças e Adolescentes do Projeto SCFV, da Casa da Criança de Presidente Bernardes, participam de atividades do “Setembro Amarelo”

Esse mês é marcado pela campanha “Setembro Amarelo”, movimento nacional de prevenção ao suicídio e valorização da vida. Em sintonia com essa causa, o Projeto Social Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), desenvolvido pela Casa da Criança de Presidente Bernardes em parceria com as Diretorias Municipais de Educação e Assistência Social, vem realizando ao longo desta semana uma série de atividades reflexivas e motivacionais com os 75 participantes atendidos, entre crianças e adolescentes de até 15 anos.
Na terça-feira (2), eles confeccionaram placas com frases inspiradoras que foram fixadas em estacas na área verde em frente à entidade. Mensagens como “Você vai vencer”, “Você é sensacional”, “Sua vida é importante” e “Não chore, muita gente te ama” ganharam destaque, reforçando a ideia de que ninguém está sozinho e de que sempre existe apoio e acolhimento.
Já nesta quarta-feira (3), a proposta foi simbólica: borboletas amarelas foram penduradas em barbantes na estrutura do toldo de entrada da instituição, simbolizando transformação e esperança. Além disso, os adolescentes escreveram palavras de carinho que foram colocadas dentro de bexigas amarelas. Um cartaz convidava os que passavam por aqui: “Estoure a bexiga da Motivação”.
Para a assistente social do SCFV, Fabiana Moraes, ações como estas têm um significado profundo no processo de fortalecimento emocional das crianças e adolescentes. “Aqui o acolhimento e bate-papo são diários. É fundamental mostrar a cada um deles que sua vida tem valor, que eles são importantes e que nunca estarão sozinhos. O Setembro Amarelo nos lembra da responsabilidade que temos em cultivar a autoestima, a esperança e o sentimento de pertencimento em nossos adolescentes. São gestos simples, mas capazes de transformar percepções e fortalecer vínculos”.

 

Publicidade

Veja também