Casal de PP conclui o Caminho da Fé em 9 dias

SINOMAR CALMONA

Antonio Carlos Pereira e a esposa Maria do Carmo, na Serra da Mantiqueira

COLUNA - Sinomar

Data 15/10/2020
Horário 05:10
Viagem começou na Serra da Mantiqueira, em Águas da Prata; roteiro previa passar por 12 cidades nos Estados de SP e MG
Viagem começou na Serra da Mantiqueira, em Águas da Prata; roteiro previa passar por 12 cidades nos Estados de SP e MG

Antonio Carlos Pereira e a esposa Maria do Carmo planejavam fazer a peregrinação do Caminho da Fé no início do ano, caminhando os 300 km de Águas da Prata até o Santuário de Aparecida do Norte, no Vale Paraíba.  A pandemia suspendeu a caminhada e o casal retomou o projeto no início deste mês. “Um momento de autoconhecimento, agradecimento, fé e coragem”, comentou Pereira, que já havia feito o mesmo trajeto de bike, 11 vezes. “A pé é outra coisa, porque nosso plano era fazer o caminho de forma autossuficiente, carregando a própria bagagem”, relatou Pereira. O casal explicou que passou por um treinamento de três meses antes de iniciar a peregrinação e destacou que isso é necessário: “O caminho não perdoa. É uma trilha muito bonita, mas cobra de quem vai despreparado”, disse Pereira. 
A viagem de nove dias começou na Serra da Mantiqueira, em Águas da Prata. O roteiro previa passar por 12 cidades nos Estados de São Paulo e Minas Gerais. “No primeiro dia, fizemos 32 km até Andradas, sofrendo muito nos 11 km finais, uma descida muito inclinada, cheia de pedras, onde é preciso andar com muita segurança, muito cuidado para não lesionar”, relatou.
Em média andaram de 30 a 40 km por dia. No trecho de Paraisópolis, Minas Gerais, diminuíram o ritmo, pois foi o dia de sol mais forte. “Fomos devagar, tomando cuidado com a hidratação para conseguir concluir. Só completaram 20 km nesse dia.
Outro trecho difícil foi a chamada Subida da Luminosa, uma das mais temidas do Caminho da Fé. “Fomos privilegiados porque choveu alguns dias, apagando bastante a poeira e firmando o terreno. Subimos os 11 km dessa serra, bem íngreme, em três horas. Mas subir foi fácil. Difícil foi descer. Aliás, o problema no Caminho da Fé são as descidas. Você desce soltando o peso sobre o joelho, que é impactado, e dependendo do calçado que está usando, vai machucando os joelhos”, comentou Pereira.
“Valeu a pena, curtimos as paisagens lindas do caminho e o momento de elevação espiritual que ele nos oferece. Com fé e superação, chegamos a Aparecida, nove dias e meio depois da saída, foi um momento lindo!”, completou.


O casal, na chegada em Aparecida do Norte

RAPIDINHAS
...
O ex-jogador e atual comentarista da Rede Bandeirantes, Neto, está com coronavírus, internado em um hospital de São Paulo.
...
Aulas de história imperdíveis, as crônicas “Raízes Prudentinas”, assinadas todos os domingos na revista do jornal pelo professor Benjamin Resende.
...
Na edição da próxima “Revista Domingo”, professor Benjamin volta ao tempo contando andanças de seu pai, “Sô Tonho”, pela Prudente dos anos 30.
...
A indústria Três Corações de Café, de Minas Gerais, comprou o Café Itamaraty de Rolândia, norte do Paraná.
...
Entre as reportagens interessantíssimas da próxima edição da revista Domingo, tem a história da cardiologista prudentina que já saltou de paraquedas 700 vezes.
...
Outro artigo imperdível é sobre a ex-aluna do Conservatório Municipal Profª. Jupyra Cunha Marcondes de Presidente Prudente que rege orquestras internacionais nos EUA e na Europa.
...
Apple anunciou iPhone 12 em quatro modelos; pela primeira vez, carregador e fone de ouvido não serão inclusos.
...
Ponto final: Lixo na calçada apenas no dia da coleta.

Publicidade

Veja também