Catedral de PP celebra missa para imagem de Nossa Senhora

Semana é marcada por cerimônias na chegada da padroeira do Brasil, assim como por comemorações pelo dia do trabalho

PRUDENTE - JANAÍNA TAVARES

Data 01/05/2018
Horário 12:19
Marcio Oliveira - Imagem de Nossa Senhora ficou exposta ontem para visitação e oração de fiéis na Catedral
Marcio Oliveira - Imagem de Nossa Senhora ficou exposta ontem para visitação e oração de fiéis na Catedral

O segundo dia da 15ª edição do Caminhando com Maria, em Presidente Prudente, começou com celebração na Catedral São Sebastião, às 12h de ontem, atraindo o público prudentino. As festividades tiveram início no domingo, com a acolhida da imagem da padroeira em carreata que veio diretamente do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), por volta das 18h, segundo o pároco José Antônio de Lima. Ao chegar, a padroeira também fez parte da celebração de ação de graças pelos 93 anos de criação da paróquia que foi presidida pelo bispo diocesano Dom Benedito Gonçalves dos Santos.

A imagem, que ficou exposta ontem para visitação e oração de fiéis na Catedral, tem significado importante tanto para a história católica como para a fé dos devotos. “Ela é a rainha padroeira do Brasil e há mais de 300 anos foi encontrada por pescadores no rio Paraíba, realizando boa pesca para os homens que a encontraram; o primeiro milagre atribuído à imagem”, explica o monsenhor. Além disso, ele destaca ainda a influência que a padroeira tem sobre a comunidade católica.

Ela ‘arrasta’ multidões e pode ser considerada um dos pontos de fé mais fortes entre os brasileiros, devido a isso, todo início do mês de maio é marcado pela receptividade e acolhida que oferecemos à mãe de Jesus Cristo, ou melhor, ‘nossa mãezinha’”, comenta o pároco, que salienta também a relevância de comemorar hoje o feriado do dia do trabalho e, principalmente, para todos os desempregados do país.

É tempo de reflexão e oração, não apenas pela padroeira, mas também por todos aqueles que passam por momentos tempetuosos em suas vidas profissionais e pessoais,” observa o pároco. O maior evento mariano da região de Prudente contou também com celebrações pelos enfermos às 15h, e missa de encerramento do segundo dia, a partir das 19h30, de acordo com o monsenhor. Hoje a programação começa às 8h com concentração na Catedral para caminhada até o santuário Nossa Senhora Aparecida que fica na Vila Marcondes. Lá, as celebrações se estendem durante o dia todo. Depois de finalizada a jornada, a imagem retorna para o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida.

 

Fé e devoção

Sempre que a imagem chega a Prudente, a autônoma Maria Aparecida Pereira, 56 anos, participa das festividades oferecidas à santa. Devota há anos, ela revelou que durante esses dias de oração “tem muito a agradecer”. “Todas as graças alcançadas na minha vida foi porque pedi a ela, e graças à Deus estou aqui hoje para adorá-la mais uma vez”, disse. Alegre com a chegada, a autônoma comprou uma camiseta customizada para acompanhar a programação que se estende até a data de hoje. “É algo para se comemorar e agradecer, porque todas as vezes que ela vem a Prudente é muita alegria”, salienta.

Pela primeira vez acompanhando uma edição do Caminhando com Maria, a recepcionista Daniele Riquete, 38 anos, se mostrou emocionada com a chegada da santa imagem à Catedral de São Sebastião. “Como sou novata nessa celebração, para mim é muito importante participar e presenciar os devotos movidos pela fé na santa. Apesar de morar aqui na cidade, o interesse só apareceu agora, mas é legal ver e viver esse momento de fé”, comenta.

 

Ela é a rainha padroeira do Brasil e há mais de 300 anos foi encontrada por pescadores no rio Paraíba, realizando boa pesca para os homens que a encontraram”

Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano

 

PROGRAMAÇÃO PARA AS HOMENAGENS

- Hoje, às 8ha terá a concentração para uma caminhada rumo ao santuário de Nossa Senhora Aparecida na Vila Marcondes;

-No santuário de Nossa Senhora Aparecida terá missa campal às 10h presidida pelo bispo diocesano Dom Benedito Gonçalves dos Santos;

-Às 12h, no santuário, a população pode participar da oração do ângelos e do santo terço na presença da imagem peregrina;

-Às 15h, no mesmo local, começa a oração do santo terço com a legião de Maria;

-Às 18h terá a oração do ângelos e do santo terço na presença da imagem peregrina;

-Por fim, a imagem fica santuário exposta para visitação e oração, concluindo às 19h30 com a celebração de encerramento.

Fonte: Catedral de São Sebastião de Presidente Prudente

Publicidade

Veja também