Católicos celebram com júbilo e festa o dia de Nossa Senhora Aparecida

Por todo o país, fieis demonstram devoção de filho à Virgem Maria como vossa senhora e mãe nesta quarta, 12 de outubro; na programação de hoje, padre Sandro Rogério dos Santos preside a missa dentro do tema: “Maria, intercessora atenta aos necessitados"

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 11/10/2016
Horário 09:04
 

Não há nada mais poderoso na vida de um ser humano que crê em Deus, independente de religião, do que a fé que o move. Que o faz acreditar no amor maior e pleno que vem do Senhor Jesus Cristo de todas as formas: na caridade, na solidariedade, na oração. E como amor de mãe não se mede e a ela todos os seus filhos lhes devem todo o respeito, a comunidade católica celebra com júbilo e festa o dia da padroeira do Brasil: Nossa Senhora Aparecida, amanhã! Como já publicado na quinta-feira (29) desenvolvendo o tema "O Rosto Misericordioso de Maria" a programação religiosa do Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, de Presidente Prudente, iniciou no dia 3 com a novena à Maria e encerra no dia 12 de outubro, com missas, confissões diárias. Na programação de hoje, o padre Sandro Rogério dos Santos preside a santa missa, às 20h, dentro do tema: "Maria, intercessora atenta aos necessitados". Salve rainha!

Jornal O Imparcial Fé, devoção e amor levam fieis a clamarem por "Maria, intercessora aos necessitados"

Amanhã, serão celebradas missas às 7h, com padre José Scwhind; às 9h, com padre Bruno Damasceno; às 11h tem o terço mariano com a Legião de Maria; às 12h, a grande queima de fogos e em seguida a missa das Marias e Aparecidas, celebrada por padre Sílvio Costa de Oliveira. Às 15h, a solenidade será com padre Francisco e liturgia da Capela Santa Teresinha, e às 18h ocorre a missa campal presidida pelo bispo dom Benedito Gonçalves dos Santos, seguida da procissão luminosa com a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Após a missa campal, um sortudo poderá levar para casa um uno 1991; um fusca 77, uma TV de 32’ ou um smartphone, prêmios da rifa que está sendo vendida a R$ 10 cada número.

Padre Francisco Ferreira Dias, pároco do seminário, explicando o tema geral, entende-se que na celebração espiritual, o cristão católico demonstra sua devoção de filho à virgem como vossa senhora e mãe. Além desse importante fator, neste ano a comunidade católica também está em preparação para a comemoração, em 2017, dos 300 anos do encontro da imagem da santa no Rio Paraíba do Sul, no Estado de São Paulo, em 1717. E, instituído pelo papa Francisco, 2016 celebra o Ano Santo da Misericórdia.

 

Almoço festivo

Uma opção para estar em festa com toda a família, é além dos momentos de oração toda a família poder se confraternizar no dia 12 no almoço festivo que será realizado no salão paroquial do seminário das 11h às 13h. Na praça da igreja, também estarão montadas barracas de artigos religiosos, bolos e doces, pastel, cachorro quente, minipizza e bebidas em geral.

No cardápio do almoço por quilo, a R$ 32: churrasco (carne bovina e suína, linguiça), arroz branco, maionese, vinagrete e vários tipos de saladas, preparado pela equipe da paróquia sob a coordenação de Orlando Espiguel.

 

Senhora Aparecida!

Conforme o site do santuário, o rio Paraíba, que nasce em São Paulo e deságua no litoral fluminense, era limpo e piscoso em 1717, quando os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves resgataram a imagem de Nossa Senhora Aparecida de suas águas. Encarregados de garantir o almoço do conde de Assumar, então governador da província de São Paulo, que visitava a Vila de Guaratinguetá, eles subiam o rio e lançavam as redes sem muito sucesso próximo ao porto de Itaguaçu, até que recolheram o corpo da imagem. Na segunda tentativa, trouxeram a cabeça e, a partir desse momento, os peixes pareciam brotar ao redor do barco.

Durante 15 anos, Pedroso ficou com a imagem em sua casa, onde recebia várias pessoas para rezas e novenas. Mais tarde, a família construiu um oratório para a imagem, até que em 1735, o vigário de Guaratinguetá erigiu uma capela no alto do Morro dos Coqueiros.Como o número de fiéis fosse cada vez maior, teve início em 1834 a construção da chamada Basílica Velha. O ano de 1928 marcou a passagem do povoado nascido ao redor do Morro dos Coqueiros a município e, um ano depois, o papa Pio XI proclamava a santa como Rainha do Brasil e sua padroeira oficial.

A necessidade de um local maior para os romeiros era inevitável e em 1955 teve início a construção da Basílica Nova, que em tamanho só perde para a de São Pedro, no Vaticano. O arquiteto Benedito Calixto idealizou um edifício em forma de cruz grega.

 

 

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

Dia 12


Missas

Às 7h, com padre José Scwhind

Às 9h, com padre Bruno Damasceno

Às 11h terço mariano com a Legião de Maria

Às 12h, queima de fogos e em seguida a missa das Marias e Aparecidas, celebrada por padre Sílvio Costa de Oliveira

Às 15h, com padre Francisco e liturgia da Capela Santa Teresinha

Às 18h missa campal presidida pelo bispo dom Benedito Gonçalves dos Santos, seguida da procissão luminosa com a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

 

Serviço

Romaria

No dia 21 e 22 estará saindo de Prudente a Romaria Peregrina rumo ao Santuário Nacional de Aparecida Quem quiser saber mais informações basta entrar em contato pelo telefone (18) 3222-4137. O horário de expediente da secretaria paroquial é de segunda a sexta-feira das 8h30 às 18h; de sábado das 8h30 às 12h. O santuário fica na Rua Antonio Lopes Azevedo,82, Vila Marcondes Presidente Prudente.

 
Publicidade

Veja também