Cavalaria da PM celebra 12 anos na região

Reportagem traz um resumo sobre a instalação do regimento, produtividade e projeto Equoterapia

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 18/10/2020
Horário 05:14
 Arquivo: Cavalaria do Baep conta com 14 animais domados na capital
 Arquivo: Cavalaria do Baep conta com 14 animais domados na capital

A Cavalaria da Polícia Militar em Presidente Prudente completa 12 anos de trabalhos realizados no CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior). Atualmente subordinada ao 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), desde a época em que atuava pela Força Tática tem alcançado índices de produtividade positivos, o que contribui para manter os bons indicadores da segurança na região oeste do Estado de São Paulo.

Apesar de oficialmente instalada em 14 de abril de 2008, sob os trabalhos do sargento-PM Paulo Sérgio da Cunha, primeiro comandante, a ideia de trazer a tropa montada surgiu anos antes, sob a orientação do tenente-coronel Aldo Gabrinha. Na época comandante do 18º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), abraçou o programa junto a representantes municipais e a comunidade. Desde o dia 11 de abril de 2019, a Cavalaria integra o 8º Baep, que deu continuidade ao trabalho.

“É um policiamento muito presente, que por si só inibe a ocorrência de delitos onde atua”, afirma o major-PM Marcelo Moura Leite, comandante interino 8º Baep. “Após a transferência para o batalhão, a área de atuação foi para outras regiões, como Dracena, Assis e Presidente Venceslau”, explica. E é na rotina de cuidados com os bichos, patrulhamentos e treinamentos constantes que os militares reforçam a vocação para o combate ao crime. Além do serviço do controle de multidões, as equipes também atuam no policiamento ostensivo e preventivo em diversas áreas consideradas estratégicas pela polícia - dentre elas, o Parque do Povo e a linha férrea.

Cavalaria em ação

De acordo com o comandante interino, a Cavalaria realiza frequentes prisões em flagrante por roubos, tráfico de entorpecentes e a captura de procurados. “É uma equipe como qualquer outra da PM, mas que o diferencial está no cavalo, porque a visibilidade está acima das cabeças dos cavaleiros, e isso traz para a comunidade a sensação de segurança”, expõe.

De janeiro a outubro deste ano, a guarnição abordou 2.340 pessoas; efetuou 15 prisões e 15 apreensões de infratores. Houve ainda 29 autuações e o recolhimento de dois veículos. Para o major Marcelo, a produtividade não deixa dúvidas quanto à contribuição para manter os baixos níveis de criminalidade na região, juntamente com as demais equipes.

SAIBA MAIS
A atuação com os cavalos não se limita apenas à segurança. Em parceria com a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), participa do Programa de Atuação Multidisciplinar na Reabilitação Equestre, destinado a crianças e adolescentes com necessidade de provocar o desenvolvimento de funções neuropsicológicas. Implantado em 2009 pela universidade, o programa foi transferido para o batalhão. Em razão da pandemia, neste ano o serviço foi suspenso temporariamente.

 

NÚMEROS

2.340
Abordagens realizadas neste ano

15
Prisões de criminosos

15
Apreensões de infratores

 

 

 

 

 

332

Efetivo é preparado para controle de multidões

Publicidade

Veja também