Com uma solenidade na próxima terça-feira, dia 30, o 1º Grupamento de Polícia Montada do 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) irá comemorar seus 17 anos de atividades operacionais no oeste paulista, completados nesta quinta-feira. O evento será a partir das 9h15, na sede do órgão, no CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior), na Vila Formosa, em Presidente Prudente.
Criada por meio do Boletim Geral PM 003 de 4 de janeiro de 2008, à época pertencente à Força Tática do 18º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), a Cavalaria, que somente no primeiro semestre deste ano abordou 558 pessoas em atitude suspeita, efetuou três prisões em flagrantes delito, além de apreensões de drogas, iniciou suas atividades em 25 de setembro de 2008. Em 8 de fevereiro de 2019, por meio do Decreto 64.109, foi integrada ao 8º Baep.
“No início do Grupamento e instalações, o efetivo fixado era de nove policiais e nove solípedes, e as atividades eram voltadas às demandas dos jogos de futebol e dos movimentos rurais existentes na época. Atualmente, possui efetivo fixado de 15 solípedes e 10 policiais”, revela o comandante do 8º Baep, tenente-coronel Maurício Plaza Senise.
Tendo como sua principal atividade o patrulhamento ostensivo montado em locais onde as viaturas de quatro rodas não possuem fácil acesso, a Cavalaria atua em Presidente Prudente, principalmente, no combate ao tráfico de drogas na linha férrea, ambiente já conhecido como área de frequência de usuários de entorpecentes. Também reforça o policiamento preventivo na área central e no Parque do Povo. “Na região compreendida pelo CPI-8, apoia e reforça o patrulhamento ostensivo da área em eventos de grande porte e integrando-se a comunidade”, pontua o comandante.
Programa de reabilitação
Quanto à atuação dos solípedes, frisa o tenente-coronel que esta não se limita somente ao patrulhamento ostensivo. “A Cavalaria do 8º Baep mantem parceria firmada com a Unoeste [Universidade do Oeste Paulista] e discentes, ofertando o Programa de Atuação Multidisciplinar na Reabilitação Equestre, destinado a crianças, adolescentes e adultos com necessidades especiais, atendendo, por semestre, em média 16 participantes”, promove Maurício, que ressalta que o projeto foi implantado em 2009 e, desde então, é realizado na sede do batalhão, oferecendo melhor qualidade de vida e desenvolvimento aos pacientes.
Foto: 8º Baep
Cavalaria mantem Programa de Reabilitação Equestre em parceria com Unoeste
Foto: 8º Baep
Grupamento também reforça policiamento preventivo na área central e no Parque do Povo