Fundamental para ampliar o alcance do policiamento em regiões urbanas e rurais, a Cavalaria da Polícia Militar oferece rápida e eficaz resposta em áreas de difícil acesso para as viaturas. Além de reforçar a segurança em eventos públicos por toda a região de Presidente Prudente, atua em operações de controle de multidões e possíveis distúrbios civis e aproxima a corporação da população, além de ser um importante aliado nas operações do 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia).
Em Presidente Prudente, sua presença é constante no entorno do Terminal Rodoviário Comendador José Lemes Soares,, da linha férrea e no centro da cidade. “Um dos locais estratégicos de atuação é o Parque do Povo, uma extensa área de lazer e convivência que atrai grande número de visitantes. A presença da Cavalaria no local proporciona maior sensação de segurança e facilita o acesso à áreas de difícil patrulhamento”, descreve o 8º Baep.
Conforme o órgão, entre as atribuições da tropa montada estão a realização de abordagens, prisões em flagrante, apreensão de entorpecentes e cumprimentos de mandados de prisão. “Também atua em grandes eventos públicos, como festas de rodeio, grandes jogos de futebol e outras celebrações que exigem reforço no policiamento, garantindo a segurança e o controle de multidões”, frisa.
“O uso de cavalos proporciona maior mobilidade e visibilidade ao policiamento, facilitando o acesso a locais onde veículos não conseguem chegar. Os cavalos também geram uma sensação de segurança e maior aproximação com a comunidade. Além disso, a presença da Cavalaria é um importante instrumento de prevenção e controle em grandes aglomerações”, complementa o batalhão.
Alojados em instalações específicas, os cavalos da tropa montada recebem cuidados diários, como alimentação adequada, higienização e atenção veterinária. A rotina ainda inclui treinamentos regulares para manter a aptidão dos animais.
Quanto aos policiais que atuam na Cavalaria, este são todos formados em curso específico de tropa montada e participam de treinamentos semanais para aprimorar técnicas de manejo e operações, além de simulações de situações como controle de distúrbios civis.
“Os cavalos são cuidadosamente selecionados e treinados para a atividade policial, sendo condicionados a se manterem calmos em ambientes com grande movimentação e barulho, além de responderem aos comandos dos policiais”, detalha o 8º Baep.
Sinomar Calmona
Em Prudente, Cavalaria atua constantemente no entorno do terminal rodoviário, da linha férrea e no centro
8º Baep
Uso de cavalos proporciona maior mobilidade e visibilidade ao policiamento