CCZ de Prudente realiza dois plantões de atendimento a animais neste sábado

Ação no Jequitibás terá coleta de sangue e chipagem de cachorros, enquanto sede do órgão disponibilizará, além desses serviços, vacinação antirrábica a cães e gatos

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 30/06/2023
Horário 17:30
Foto: Agência Brasil
Vacinação antirrábica será oferecida apenas na sede do CCZ
Vacinação antirrábica será oferecida apenas na sede do CCZ

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) realizará, neste sábado, dois plantões de atendimento para animais em Presidente Prudente.

Um deles ocorre das 8h às 12h, na Rua Altair de Senna, em frente ao Horto Florestal, no Jardim Jequitibás, com serviços de coleta de sangue e chipagem para cães.

O outro será das 8h às 14h, na sede do CCZ, na Rua Presidente Castelo Branco, nº 93, onde haverá coleta de sangue e chipagem aos cachorros e vacinação antirrábica para cães e gatos.

A Prefeitura informa que o plantão no CCZ é destinado prioritariamente aos tutores que receberam notificação em casa, de qualquer bairro. No entanto, aqueles que não receberam aviso, mas possuem cães de seis meses ou mais sem microchip, poderão ser atendidos. A chipagem não abrange os felinos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3905-4220.

Entenda os procedimentos

A coleta de sangue visa a testagem da LVC (leishmaniose visceral canina). De acordo com o Ministério da Saúde, trata-se de uma zoonose de evolução crônica, com acometimento sistêmico e, se não tratada, pode levar a óbito até 90% dos casos. É transmitida por meio da picada de insetos conhecidos popularmente como mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui, dentre outros. Eles são pequenos e têm como características a coloração amarelada ou de cor palha e, em posição de repouso, suas asas permanecem eretas e semiabertas. A transmissão acontece quando fêmeas infectadas picam cães ou outros animais infectados e, depois, picam o homem, transmitindo o protozoário Leishmania chagasi, causador da doença.

Já a microchipagem visa minimizar o abandono de animais domésticos. Com isso, caso seja recolhido nas ruas pelo município, o pet poderá ter o seu tutor identificado por meio do microchip.

Publicidade

Veja também