CDP2 atuará em modelo de penitenciária

REGIÃO - WEVERSON NASCIMENTO

Data 03/12/2019
Horário 06:55
Jean Ramalho - Doria inaugurou CDP2 ontem e anunciou: " Não há necessidade de um CDP nesse momento e, sim, de uma penitenciária "
Jean Ramalho - Doria inaugurou CDP2 ontem e anunciou: " Não há necessidade de um CDP nesse momento e, sim, de uma penitenciária "

Na tarde de ontem, o governador João Doria (PSDB) participou da inauguração do CDP2 (Centro de Detenção Provisória) de Caiuá, que passa a integrar à rede de complexos penitenciários paulista. Entre as tratativas do governo no local, o mesmo anunciou que nesta quinta-feira, a unidade recém-inaugurada, passará a atuar em modelo de penitenciária. “Isso tem um efeito importante no processo penitenciário do Estado, e, também, nos complexos que estão aqui na região. Não há necessidade de um CDP nesse momento e, sim, de uma penitenciária com as suas responsabilidades”. Segundo Doria, o CDP2 tem capacidade para abrigar 823 detentos e, para segurança, 190 profissionais penitenciários.

Segundo o representante do Estado, a entrega da unidade é mais umas das que, em prazo recorde, conseguiu construir, equipar e aumentar a oferta no sistema prisional. “Caiuá já tem outra unidade prisional, então, isso mostra que o município continua apoiando e, ao mesmo tempo, valorizando não só a geração de emprego, mas também de segurança, saúde e condições adequadas para a sua população. Essa unidade e todas as outras são importantes, porque a polícia de São Paulo não para de prender e vai continuar prendendo”.

Na oportunidade, também esteva presente o secretário de Administração Penitenciária, Coronel Nivaldo Cesar Restivo, o qual ressaltou que a inauguração do centro de detenção provisória faz parte do programa de expansão e modernização do sistema penitenciário que, alinhada a outras nove unidades, irão gerar até 4,2 mil novas vagas para detentos. A SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), por sua vez, concentra esforços no cumprimento dos pontos estratégicos do plano de governo: a consolidação e ampliação do uso das teleaudiências criminais, evitando os deslocamentos com escoltas de presos; aumento da oferta de postos de trabalho e educação para o condenado, oferecendo a oportunidade de qualificação, geração de renda e remição de pena.

Conforme a prefeita de Caiuá, Rute Almeida dos Santos Lima (PTB), a segunda unidade é um novo momento para o município, pois virá uma população não esperada, mas que já se programou para prestar assistência no social e na saúde dessas famílias. A prefeita também se solidariza pelas famílias que se aproximaram da região. “Eles conseguiram vir trabalhar próximos de casa e de suas famílias, e isso é uma demonstração que o governo do Estado se preocupa com bem-estar dos servidores”, considera.

AGENDA DO GOVERNO

NO OESTE PAULITA

Durante o evento em Caiuá, João Doria também assinou a autorização para que a Secretaria da Justiça, através da Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), possa adotar providências e a entrega de 599 títulos de regularização fundiária de áreas urbanas e rurais em benefício dos moradores de Caiuá, Euclides da Cunha Paulista, Teodoro Sampaio, Marabá Paulista, Sandovalina e Narandiba. Em Santo Anastácio, ainda dentro da agenda de visitas do governo no oeste paulista, houve a entrega do CCI (Centro de Convivência do Idoso) Lydia Ré Almirates. Com esta inauguração, a atual gestão conclui a entrega de 24 equipamentos destinados aos idosos de todo o Estado.

Publicidade

Veja também