Desde o nascimento, os bebês se comunicam e experimentam o mundo com o corpo: observar, ouvir, tocar, sentir e se movimentar, permitem que eles se apropriem aos poucos dos ambientes e das pessoas. Os dois Cemeis (Centros Municipais de Educação Infantil) de Taciba estão oferecendo aos alunos de 1 a 2 anos e de 3 a 4 anos, aula específica de educação física. As atividades são planejadas pelo professor especialista Diego Flores para auxiliar os pequenos na coordenação motora, equilíbrio e estimular a criança a andar (aquelas que ainda não andam), correr e saltar.
De acordo com a secretária municipal de Educação de Taciba, Maria Silvia de Assis Manganaro, essas aulas tiveram início no ano passado para as crianças do maternal (3 e 4 anos), e neste ano estão sendo oferecidas também para as crianças do berçário II (1 e 2 anos). “Essas aulas trabalham para o desenvolvimento de cada parte do corpo, através do equilíbrio – quando elas [crianças] andam em cima de uma corda por exemplo. Trabalham a lateralidade, ajudam no desenvolvimento motor, na atenção – quando elas têm que parar e ouvir o professor”, explica Silvia.
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Crianças de 1 e 2 anos do berçário II de Taciba têm aula de educação física uma vez na semana
A secretária ressalta que os materiais utilizados pelas crianças durante as aulas são todos alternativos, como cabo de vassoura, rodinha de carrinho, materiais recicláveis. “Tudo o que é trabalhado nas aulas, desde os exercícios até o alongamento, tem a finalidade de ajudar no desenvolvimento da criança agora, mas também para os próximos anos, pois ainda vão passar pelo maternal e depois pelo pré. Antigamente a educação infantil tinha o conceito de prezar pelo cuidar, pelo brincar. Hoje em dia não é só isso. Hoje é preciso estimular essa criança em todas as áreas”, considera a secretária.
Para o professor Diego Flores, a aula específica de educação física é o estímulo que faltava para ajudar no desenvolvimento da coordenação motora e no equilíbrio em crianças dessa idade. “Tem algumas que não andavam quando nós começamos, e agora já dão os primeiros passos. São estímulos para um desenvolvimento mais rápido”, ressalta.
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Pequenos são estimulados em vários aspectos, como coordenação motora e equilíbrio