Cemitérios de Prudente aguardam 9 mil visitantes no Dia dos Pais

PRUDENTE - Victor Rodrigues

Data 11/08/2016
Horário 10:05
 

Os dois cemitérios de Presidente Prudente devem receber cerca de 9 mil visitantes entre sábado e domingo, em virtude do Dia dos Pais, celebrado no dia 14 de agosto. De acordo com a administração municipal dos cemitérios, cerca de 6 mil pessoas são esperadas no Cemitério Municipal São João Batista, e mais 3 mil no Cemitério Municipal Campal. De acordo com Carlos Alberto de Lima, coordenador dos cemitérios, o Dia dos Pais é a terceira data de maior movimento do ano. Perde somente para Finados e Dia das Mães, respectivamente.

Vários prudentinos já começaram a organizar os jazigos de seus familiares. Segundo o regimento do departamento municipal, reformas e construções poderiam ser feitas até ontem. As datas são impostas para que os trabalhos não atrapalhem a visita dos familiares, e também serve como medida de segurança, para que os visitantes não trombem nas ferramentas.

Jornal O Imparcial Em PP, limpeza em jazigos pode ser realizada até sábado

Mas a limpeza pode ocorrer até sábado, véspera da data comemorativa. "As pessoas estão bem adiantadas. Como é algo tradicional, as obras já foram concluídas ontem. O movimento para limpeza também começa a ficar maior, à medida que se aproxima o fim da semana", comenta Carlos Alberto.

A aposentada Elza Casadei, 67 anos, aproveitou a tarde de ontem para fazer a limpeza dos túmulos de seus familiares no São João Batista. "Venho todos os anos, em vésperas comemorativas. Meu pai, meu irmão e meu sogro estão sepultados neste local. É um momento para matarmos a saudade e também deixarmos tudo organizado para receber os demais que passarão por aqui", relata.

Há quem prefira contratar outras pessoas para fazer o serviço. Viviane Antunes, 35 anos, autônoma, tem 45 túmulos para limpar até sábado. Ela é procurada pelas famílias para executar o trabalho. "Tenho de lavar e polir as peças de bronze e metal. A última morada do ser humano deve estar bem organizada para receber visitas dos entes queridos. O aspecto de abandono não é bom", declara.

O coordenador dos cemitérios orienta a população a se atentar sobre objetos e plantas que podem acumular água e se tornar criadouro do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue e outras doenças. As orientações são as mesmas de todos os anos. Os vasos devem conter terra e serem furados; e as pessoas sempre devem preferir plantas naturais às artificiais. Os plásticos que envolvem as plantas também devem ser removidos.

 

Comércio ambulante


O comércio ambulante de velas e flores no Dia dos Pais é pequeno, e, para esta data, a Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Prudente) não exige o cadastramento dos espaços para os comerciantes. Ao contrário do ocorre no Dia de Finados, que reúne vários vendedores. Segundo o titular da pasta, Cláudio Mura, cerca de 15 a 20 ambulantes devem comparecer aos redores dos cemitérios neste domingo.

 

SERVIÇO

TELEFONES

Mais informações podem ser consultadas pelos telefones do Cemitério Municipal São João Batista, 3908-3644, e do Cemitério Municipal Campal, 3909-2244.

 
Publicidade

Veja também