Está em andamento o Programa Brotar, iniciativa da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) em parceria com a Fundepag (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio), que realiza um censo de saneamento básico nas áreas rurais. Em Presidente Prudente, a estimativa é que 4.300 domicílios rurais sejam visitados.
Segundo a Prefeitura de Prudente, o levantamento será feito por meio de um formulário com 40 perguntas, respondido pelos moradores de cada propriedade. As informações coletadas vão contribuir para a identificação das necessidades locais e orientar investimentos e obras de abastecimento e esgotamento sanitário.
“Levar saneamento básico é uma ação digna e necessária. Essa pesquisa vai gerar informações que servirão de base para políticas públicas e, acima de tudo, pode transformar a realidade das famílias do campo, tanto no acesso à água quanto no tratamento de esgoto”, destacou o prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (Republicanos).
De acordo com a Sabesp, o Programa Brotar teve início em agosto de 2025 e segue até julho de 2026. O processo contará com tecnologia de coleta digital via aplicativo, garantindo mais agilidade e precisão no mapeamento.
Entre os benefícios esperados, estão ampliação do acesso à água potável e à coleta e tratamento de esgoto; redução de doenças de veiculação hídrica; valorização das propriedades rurais; fortalecimento da agricultura familiar; e subsídios para o planejamento de políticas públicas sustentáveis.
“O censo é essencial para identificar as reais necessidades das comunidades rurais e planejar soluções adequadas para cada região”, explicou Samanta Souza, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Sabesp.
O ponto de partida do programa foi o Censo Demográfico de 2022, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que identificou 821 mil domicílios rurais nos municípios atendidos pela Sabesp. Ao final do levantamento, a companhia disponibilizará os dados coletados ao IBGE e usará as informações para avançar na meta de universalização do saneamento básico.
Moradores que desejarem esclarecer dúvidas ou confirmar se suas residências estão incluídas no censo podem entrar em contato pelo WhatsApp (11) 91328-0548.