Certificado Federal

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 30/10/2021
Horário 03:56

Por intermédio do deputado federal Roberto de Lucena (Podemos), o Centro Educacional Walter Figueiredo obtém do Ministério da Educação a renovação da concessão do certificado Cebas (Entidade Beneficente de Assistência Social).

RECURSOS FEDERAIS
Conforme disse ao Plantão o presidente da executiva municipal do partido, Juliano Borges, o certificado torna apto o centro educacional (creche do Jardim Aviação) a receber recursos federais através de emendas parlamentares ou de ministérios.

HÁ ALGUNS ANOS
A luta pela renovação vinha ocorrendo desde 2014, sendo agora resolvida pelo parlamentar em atenção ao Podemos Presidente Prudente, por solicitação de Fernando Gesse, membro do partido.

LEI SOBRE DISLEXIA 
Aprovado projeto dos deputados Mauro Bragato (PSDB) e Roberto Morais (Cidadania), que autoriza o Estado a implantar programa de diagnóstico e apoio a alunos com dislexia e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na rede estadual de ensino.
 
ATENÇÃO CLÍNICA
A aprovação ocorreu nesta semana na Assembleia Legislativa e depende de sanção do governo. O projeto tem por objetivo a aplicação de exames médicos e psicológicos nos alunos e a oferta de instrumentos e profissionais capacitados para atendê-los.

PARA CAPACITAR
O programa também visa à capacitação do corpo de professores, para que eles possam identificar os sinais da dislexia, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e outros distúrbios nos estudantes.

GERA CONFUSÃO
Bragato explica que a dislexia e o TDAH ainda não são classificados como doença e sim como transtorno do desenvolvimento da linguagem que afeta a aprendizagem da leitura, da escrita e da soletração. O que pode ser confundido com falta de interesse.

CRIANÇAS E JOVENS
Conforme o parlamentar, é fundamental que profissionais de educação e saúde sejam permanentemente qualificados e requalificados para o entendimento, diagnóstico e tratamento das crianças e jovens diagnosticadas com esse distúrbio.

LOCAL E ESTADUAL
O vereador Enio Perrone (DEM) esteve no noticiário local e estadual nesta semana, mas não foi por conta de sua condição de homem público e nem por causa de sua profissão de médico com atuação em diferentes setores da saúde. 

FALCÕES-CARCARÁS
Foi por conta de ter sido chocados e nascidos filhotes de falcões-carcarás em floreira na janela do seu apartamento, no 12º andar do prédio onde mora, no centro de Presidente Prudente, na Avenida Washington Luiz. 

EM TRÊS HORÁRIOS
A reportagem da jornalista Bruna Bachega foi veiculada nos noticiosos do começo de noite e ao meio-dia da TV Fronteira, afiliada da Rede Globo; e no Bom dia SP, na edição de ontem da Globo São Paulo.

PREVENÇÃO À SAÚDE
Depois de ser acometido por AVC (acidente vascular cerebral), o deputado estadual Ricardo Madalena (PL) adota o esporte na sua rotina como prevenção à saúde. Sobre o assunto, publicou artigo nesta semana no Estadão.

FORÇA-TAREFA
Ele aponta vários dados da saúde pública no Estado de São Paulo e no Brasil para sair em defesa de uma força-tarefa pela completa retomada dos hábitos saudáveis e que os governos sejam os fiadores desse processo em soma com a iniciativa privada.

Publicidade

Veja também