Cetas de Prudente recebe aval do Estado e pode começar a acolher animais silvestres

No centro de triagem, todas as espécies resgatadas receberão os devidos cuidados até terem condições de retornar ao habitat natural

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 18/12/2020
Horário 15:47
Foto: Marcos Sanches/Secom
Centro de triagem fica no Hospital Veterinário da Cidade da Criança
Centro de triagem fica no Hospital Veterinário da Cidade da Criança

O governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, emitiu a autorização de uso e manejo para o Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) de Presidente Prudente. O documento permite que o espaço funcione por um ano.

Após o atendimento de algumas recomendações feitas pelo órgão, o Cetas de Prudente deverá receber autorização que permite o funcionamento por cinco anos. Entretanto, com este documento, o centro de triagem já pode dar início à acolhida dos animais silvestres vítimas de atropelamentos ou até mesmo decorrentes de tráfico.

Ao todo, o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Prudente, que fica no Hospital Veterinário do Parque Ecológico Cidade da Criança, está autorizado a receber 42 espécies, entre elas bugio, cutia, jiboia, jaguatirica, capivara e tamanduá. No Cetas, todos receberão os devidos cuidados até terem condições de serem reinseridos em seu habitat natural. Quando isso não for possível, os animais serão encaminhados a zoológicos.

Segundo o titular da Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), Wilson Portella Rodrigues, o Cetas é de extrema importância para a fauna silvestre da cidade e de toda região. “O espaço garante os cuidados necessários, como assistência médica-veterinária aos animais capturados ou resgatados pelos órgãos ambientais, aos domesticados e principalmente àqueles que são vítimas do tráfico ou acidentes rodoviários”.

O biólogo da Semea, André Gonçalves, pontua que o município publicou no Diário Oficial da última quinta-feira, dia 10, que foram identificadas mais de 720 espécies animais entre mastofauna, herpetofauna, avifauna, entomofauna, ictiofauna, “sendo que 21 espécies estão ameaçadas ou em vulnerabilidade de extinção”.

Por fim, Portella ressalta que a estrutura de Cetas contará com veterinário, biólogo, tratadores e com parceria público-privada, garantindo assim a eficiência nos atendimentos e, principalmente, na recuperação dos animais que forem recebidos no centro de triagem.

Cabe lembrar que, logo após a inauguração do Cetas, em fevereiro deste ano, o município solicitou a vistoria do Departamento de Fauna da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, órgão responsável por fazer a avaliação que norteia a emissão da autorização de uso e manejo. No entanto, com a eclosão da pandemia, o Estado suspendeu este tipo de deslocamento, fazendo com que as vistorias fossem adiadas.

Publicidade

Veja também