CHARANGA DOMINGUEIRA de 21-08-2016

Esportes - Flávio Araújo

Data 21/08/2016
Horário 09:18
 

AS LIÇÕES DAS OLIMPÍADAS

 

Não é nosso objetivo fazer hoje aqui uma resenha do que foram os jogos disputados na 31ª Olimpíadas. É natural que os leitores deste vibrante diário e que o acompanham de forma contínua estejam a par dos resultados de tudo o que aconteceu desde o último dia 3 e que estejam satisfeitos com o que viram em nosso país.

Pela primeira vez, as nações do mundo se deslocaram até ao subcontinente americano em sua parte sul e o Brasil deve se sentir feliz por ter sido o país que recebeu essa honra e cumpriu com valor e dignidade a missão que lhe foi confiada. Para nós, esse o fato mais importante das Olimpíadas que hoje chegam ao seu encerramento.

Muitas lições podem ser recolhidas na reflexão de tudo o que rolou em terras brasileiras, mais diretamente no Rio de Janeiro, mas com a participação de todo o país. O Brasil pode sim. Nós podemos, sim. Quem se portou com a galhardia com que nosso país cumpriu a lição tem que confiar em suas forças e em sua determinação.

As Olimpíadas mostraram ao mundo nossa capacidade de realização. Evidente que não estamos falando em número de medalhas conquistadas, em provas vencidas, em superioridade no campo esportivo. É natural também que se procurarmos encontraremos falhas e temos a nossa parte negativa a ser passada a limpo e corrigida com a lição destes dias em que nosso país foi o espelho para o planeta.

O momento difícil que vivemos em nossa situação econômica e em nossa vida política é o ponto mais objetivo a ser olhado de forma positiva quando as Olimpíadas se encerram. A segurança em nossas instituições, estas sim, apesar da juventude de nossa democracia, comparadas com a capacidade daqueles que têm janelas e janelas de experiência em vencer as dificuldades. Houve os momentos de alegria e vibração, mas a grande vitoriosa no maior evento do mundo foi a nação brasileira.

Se as medalhas foram poucas a alegria que produziram supera a rotina de quem muito amealha. Mesmo aqueles que sabiam que esta não era a hora para algo de tão elevado custo devem agora estar conscientes de que um Brasil soberano e capaz foi o grande vitorioso deste instante de reflexão. O mau político foi vencido pelo valor do bom brasileiro e se tivemos dificuldades é só buscar na história para sabermos serem as mesmas inerentes a um evento de tais proporções. De modo que mais do que nunca sabemos que podemos acreditar no Brasil.

As Olimpíadas provaram que há um lado bom neste país e este lado triunfará emergindo para o mundo o verdadeiro Brasil, pais de um belo futuro que se descortina no horizonte próximo.

 

Flávio Araújo, jornalista e radialista prudentino escreve aos domingos neste espaço.   

 
Publicidade

Veja também