Chave para escolhas decisivas: autoconhecimento

OPINIÃO - Julhia Marqueti

Data 26/05/2023
Horário 04:30

A escolha sobre qual curso fazer durante a graduação é uma das decisões mais importantes dadas aos adolescentes que estão para se formar no ensino médio. Afinal, aos 17/18 anos, é hora de definir a profissão em que, provavelmente, seguirão para o resto de suas vidas.
Até porque não é sempre que a primeira escolha será mantida. Porém, tem como evitar problemas futuros e não desperdiçar os primeiros anos de faculdade.
O autoconhecimento é necessário para diversas áreas da vida, inclusive para que as decisões importantes sejam tomadas da maneira mais assertiva.
Entender sobre os próprios gostos, quais assuntos gostaria de lidar no dia a dia e as habilidades é fundamental para começar o trajeto na vida acadêmica. Afinal, não tem como uma pessoa não gostar de matemática e querer cursar física, por exemplo.
Muitas vezes, a questão financeira pode pesar no momento da decisão sobre qual curso realizar na faculdade. Até porque, muitas vezes, os cursos são divididos em dois grupos: os que dão dinheiro e os que não.
Além disso, há também a pressão externa, como dos familiares que desejam que o filho siga a mesma profissão dos pais e não os sonhos que realmente existem dentro de cada um.
Mas para conhecer os próprios sonhos, é necessário conhecer-se internamente. Isso nem sempre é fácil, há fatores externos que influenciam, como os que já foram citados. Mas com toda certeza não há nada melhor do que chegar ao fim do dia, cansado do trabalho, mas ter a sensação de que está no lugar que deveria estar, porque foi aquilo que sempre sonhou.
Estar em dúvida do que quer é comum, por isso é necessário olhar para dentro e encontrar as respostas que precisa. O autoconhecimento é a chave que falta para que as decisões tenham a ver com o próprio estudante e não com os outros.
Que seja, sempre, uma realização pessoal estar dentro de uma sala de aula, na faculdade, e não apenas mais um esforço diário.
 

Publicidade

Veja também