Chuva abençoada

José Vicente

COLUNA - José Vicente

Data 02/02/2022
Horário 03:33

As palavras de muitos sitiantes de Indiana, que oravam pela vinda das chuvas, elas chegaram de forma abençoada, trazendo um alento geral, beneficiando as pastagens e a agricultura. Felizmente, para o município de Indiana, só benefícios, pois não houve nenhum estrago, a não ser as estradas, que vão precisar de uns retoques, já que as águas causam algumas irregularidades dificultando o trânsito de veículos. Há meses que os ruralistas pediam chuvas, com aquela fé peculiar do homem da roça, e, com as águas que caíram nos últimos dias, os problemas maiores foram solucionados. 

EM MARÇO ANIVERSÁRIO
O município de Indiana vai comemorar mais um aniversário no mês de março e, segundo a história contada oralmente pelos pioneiros que aqui chegaram no século passado, a cidade já tem mais de 116 anos, haja vista que, por volta de 1906, as primeiras famílias já chegavam por essas bandas buscando terras para se instalarem e dar início à colonização. Construíram as primeiras casas de pau a pique, cobertas de sapê, e realizaram suas primeiras plantações.

O PRIMEIRO MARCO
A Estrada de Ferro Sorocabana construiu seu primeiro depósito, que era nada mais nada menos que uma grande oficina de manutenção dos trens, em Indiana, transformando a cidade em marco da ferrovia, pois o depósito só era construído em locais estratégicos. Além de Indiana, o depósito foi construído em Sorocaba, Botucatu, Ourinhos, Assis e Presidente Epitácio. Ainda existe em Indiana a caixa d’água, que fazia o abastecimento das locomotivas, com águas bombeadas desde o chamado burrinho, na Fazenda Velha, até proximidades do depósito, que, infelizmente, foi totalmente demolido.

CURIOSIDADES
No Estado de Indiana, Estados Unidos, existe uma pequena cidade chamada Brazil, num local conhecido como Condado de Clay. Essa denominação de Brazil foi estabelecida por fazendeiros, na década de 1840, e o que era apenas uma fazenda virou um município, e, segundo consta, os fazendeiros queriam homenagear nosso país, que na época era muito falado naquela região dos EUA. A cidade Brazil nasceu em 1843 ao lado de uma rodovia, a primeira a cortar o país de costa a costa. Atualmente, a cidade já conta com uma população em torno de 8.181 pessoas.

AO INVERSO 
Ao inverso daqui, o nome Indiana é de nossa cidade, que está localizada em um país chamado Brasil. O jornal Estado de São Paulo, há uns 40 anos, mais ou menos, realizou uma reportagem completa sobre essa história, enviando inclusive repórteres às duas cidades. Foi feita uma comparação entre os dois municípios, com todos os dados pesquisados detalhadamente, numa página inteira, contando, inclusive, os costumes de cada população. Assim, muitos passaram a conhecer a história de Indiana (município brasileiro) em um país chamado Brasil; e Brazil (município americano) em um Estado norte-americano chamado Indiana. 

PROBLEMAS URBANOS
Sistema de infraestrutura antigo, obsoleto, e que carece urgente de reformas provocam sérios problemas aos moradores de Indiana. Na semana passada, nesta coluna, citamos os problemas de bueiros entupidos nas imediações das ruas Santos Dumont, Marechal Deodoro e Valentin Gentil, na Vila Garcez. Pois bem, até um requerimento, assinado por vários moradores, foi encaminhado ao poder púbico municipal, entretanto, não houve atendimento e as chuvas vieram com intensidade, provocando alagamentos em várias moradias e casas de comércio. Prejuízos somados aos moradores, mas que poderiam ser evitados se a Prefeitura tivesse atendido as solicitações de limpeza dos bueiros. As chuvas deram uma pequena trégua, porém. podem voltar e os problemas estarão novamente rondando as famílias daquele setor da Vila Garcez.

QUIABO DE METRO
Eu nunca tinha ouvido falar no tal "quiabo de metro", e só agora sei que não é conversa de pescador.  Visitando uma família da Vila Garcez, ela me apresentou o quiabo de metro. Ainda não experimentei para saber se o sabor é o mesmo do tradicional, que tem aproximadamente 20 cm, mas, segundo a Renata Fernandes, que é a produtora, tem o mesmo sabor. Bom, fotografei para ninguém duvidar. Pero Vaz de Caminha, o escrivão da Esquadra de Pedro Alvares Cabral, em sua carta ao rei de Portugal, relatou que a terra aqui era muito boa. E acrescentou: "Aqui em se plantando tudo dá".

EM TEMPO
NÃO ESQUEÇAM DE LEVAR AS CRIANÇAS PARA VACINAR.

Publicidade

Veja também