A chuva que persistiu sobre Dracena, nesta segunda-feira, fez a Prefeitura adiar o desfile comemorativo de celebração dos 80 anos do município, que ocorreria durante a noite, na Praça Arthur Pagnozzi. “Pensando na segurança, organização e no bem-estar das entidades participantes e de toda a população, nos próximos dias, estudaremos uma nova data para realizar o evento, com a grandeza e o cuidado que a nossa cidade merece”, anunciou o Executivo.
A precipitação que atingiu o oeste paulista durante a madrugada desta terça-feira ainda provocou ocorrências em Presidente Prudente. “Tivemos alguns casos pontuais em decorrência da chuva e que foram atendidos durante a noite e no início da manhã. No caso do bairro Bosque, uma árvore caiu e derrubou dois postes. As equipes foram acionadas, trabalham para recuperar a estrutura que foi danificada e normalizar o fornecimento de energia para 47 clientes. Os trabalhos serão concluídos nas próximas horas”, informou a Energisa, durante a manhã.
“De acordo com os modelos meteorológicos acompanhados pela Energisa, temos alerta de fortes chuvas no decorrer desta semana. As previsões apontam severidade climática até sábado, com atenção redobrada para os dias 9 e 10. As equipes da Energisa estão de prontidão e preparadas para atuar com seu plano emergencial”, reforçou a empresa.
Em alerta
Nesta segunda-feira, a Defesa Civil Estadual emitiu um aviso de risco que aponta que, entre esta terça e a quinta-feira, um sistema meteorológico influenciará o regime de chuva no território paulista, favorecendo a formação de fortes precipitações, com momentos de tempestades severas, acompanhadas por raios, rajadas de vento que podem ultrapassar os 90km/h, com possibilidade de granizo isolado em todo o Estado. Os modelos meteorológicos indicam, neste período, que o acumulado de chuva pode chegar a 100mm na região.
“Haverá potencial para transtornos generalizados. Diante desse cenário, recomenda-se atenção redobrada, pois há risco para alagamentos, enchentes, enxurradas, deslizamentos, e ocorrências relacionadas com raios e vento”, alerta a Defesa Civil, que orienta que a população acompanhe os alertas oficiais e adote medidas preventivas para minimizar os impactos das condições adversas.