Chuvas reativam fumaça em aterro clandestino no Furquim e aulas em escola municipal são suspensas

Prefeitura aponta que equipes constataram duas pequenas saídas de vapores e que, apesar disso, scanner térmico indica leve redução da temperatura do solo em relação a dias anteriores

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 13/11/2025
Horário 12:20
Foto: Cedida
Incêndio subterrâneo na área acontece há um mês
Incêndio subterrâneo na área acontece há um mês

A Prefeitura de Presidente Prudente informou que a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estiveram no aterro clandestino localizado no Parque Furquim para monitorar o incêndio subterrâneo após as chuvas desta quarta-feira. Em razão do retorno da fumaça, a Seduc (Secretaria Municipal de Educação) decidiu suspender as aulas na Escola Municipal Maria Haddad Haidamus nesta quinta-feira.

As equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estiveram no local durante a manhã desta quinta e constataram duas pequenas saídas de vapores, resultados da acomodação do terreno após as chuvas. Com isso, o odor se intensificou nas últimas horas.

"Apesar do desconforto, a chuva também trouxe um efeito positivo: segundo as equipes, imagens obtidas com um scanner térmico indicam uma leve redução da temperatura do solo em comparação aos dias anteriores, provavelmente reflexo da umidade trazida pela chuva", aponta a administração municipal.

O incêndio subterrâneo na área acontece há um mês. O local, utilizado de forma clandestina para descarte irregular de resíduos, contém materiais orgânicos e inflamáveis que, mesmo soterrados, servem de combustível para o fogo. Desde o início da ocorrência, já foram utilizados mais de 1 milhão de litros de água no combate.

A principal estratégia empregada pelas equipes é a abertura de valas para injetar água diretamente no subsolo, método que, segundo a Prefeitura, "tem apresentado resultados positivos e reduzido gradualmente a emissão de fumaça".

"O solo, que chegou a registrar quase 200 °C, apresenta agora tendência de resfriamento, pois nesta manhã registrou 41 °C", pontua a municipalidade.

Foto: Cedida - Local, utilizado de forma clandestina para descarte de resíduos, contém materiais que, mesmo soterrados, servem de combustível para fogo

Publicidade

Veja também