Um período interglacial é um intervalo geológico caracterizado por temperaturas médias mais quentes que separam os períodos glaciares. O período holocênico, que estamos a viver atualmente, pode ser considerado um período interglacial que persiste desde cerca de 11.440 anos.
Há 120 mil anos, tivemos o último período interglacial mais conhecido, onde a temperatura estava um pouco abaixo da temperatura atual. A formação da atual civilização humana teve o seu florescimento em função da existência de um período interglacial com o recuo das geleiras que cobriam boa parte da Europa e da Ásia em função da expansão das áreas do ártico e da Antártida. Este recuo possibilitou que ocorresse a formação de rios que passariam a ter uma importância na formação de terras férteis como na Região do Crescente Fértil, onde os ciclos de períodos chuvosos e secos criariam o ciclo propício para a Revolução Agrícola, no paleolítico e depois no final do Neolítico a Revolução Urbana e o desenvolvimento das Civilizações.
No caso a Suméria, Assírios e Babilônicos que vão ser os lugares onde por volta de 6 mil anos surgiram as primeiras cidades. O final de um período interglacial como este que estamos vivendo pode significar que regiões mais ao norte da Europa, América e Ásia terão o desaparecimento de civilizações e das atividades econômicas em função do gelo e das temperaturas abaixo de zero o ano todo. Assim teríamos uma expansão do Ártico.
Acreditava-se que por volta dos anos 2012 e 2015, a temperatura média global terrestre iria cair lentamente, atingindo seus níveis mais baixos por volta de 2060. Em 2015, foi observado um surpreendente aumento nas camadas de gelo do continente Antártico, que supostamente comprovavam que o período de resfriamento global estava de fato ocorrendo. Porém, dados da Nasa relevaram que os últimos cinco anos foram os mais quentes desde o fim do século 19, descartando então a dedução de que ocorresse o resfriamento terrestre natural nas próximas décadas. A média elevada de temperaturas, segundo a própria agência, é ocasionada pelo fenômeno do aquecimento global.