Ciclovias visam estimular uso da bicicleta

Para prefeitura, iniciativa é opção para desafogar o trânsito da cidade e propagar ações que envolvem a segurança aos ciclistas

PRUDENTE - Rogério Lopes

Data 27/05/2015
Horário 09:32
 

Os ciclistas de Presidente Prudente devem contar com um importante instrumento de segurança para transitar pelas vias da cidade. Isso porque, por meio do Projeto de Mobilidade Urbana, a prefeitura põe em prática a construção de 15 km de ciclovias, interligando várias localidades de Prudente. Conforme autoridades e representantes sociais que acompanham e debatem sobre o assunto, a iniciativa, além de importante, é "extremamente" viável no que diz respeito à segurança dos ciclistas, estímulo e incentivo ao uso deste meio de transporte e à reestruturação do trânsito prudentino, criando mais opções para o tráfego da população.

De acordo com o titular da Sosp (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos), Rodnei Rena Rodrigues, o projeto das ciclovias já foi enviado pela empresa que ganhou o processo de licitação e vai realizar os trabalhos na cidade à prefeitura, e está em analise na pasta. Após isto, o secretário pontua que o projeto será encaminhado à CEF (Caixa Econômica Federal) para também ser analisado e, estando em acordo com as exigências, a instituição – que representa o governo federal através do repasse financeiro – autoriza o início das obras. Rodrigues acredita que os trabalhos comecem em junho e a conclusão ocorra em 2016.

O chefe da Sosp informa ainda que o percurso proposto estará "interligado" como forma de interagir e facilitar o percurso dos ciclistas entre os bairros propostos. Desta forma, explica que os 15 km de ciclovias vão compreender as seguintes localidades: saindo do Jardim Morada do Sol, passando pelo Jardim Prudentino e seguindo até a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, passando de fronte à entidade assistencial Lar dos Meninos. Depois recomeça na Avenida Manoel Goulart – nas imediações do Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto – e prossegue até o Conjunto Habitacional Ana Jacinta.

Para o secretário, a iniciativa é mais uma opção para desafogar o trânsito da cidade e propagar ações que envolvem a segurança aos ciclistas. "É um projeto consistente e que compõe as propostas do plano de mobilidade", salienta.

 

Projeto viável

O representante da Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública), Oswaldo de Oliveira Bosquet, pontua que as iniciativas propostas no Plano de Mobilidade Urbana – que prevê uma série de reformas, obras e mudanças com vistas a melhorar o sistema viário de Prudente e foi orçado em R$ 35 milhões, sendo R$ 31,5 milhões provenientes de recursos do governo federal e outros R$ 3,5 milhões de recursos próprios – apresentam os seguintes pilares: as obras visando o pedestre, os veículo não motorizados (neste caso as bicicletas) e o transporte coletivo. "Propostas que objetivam viabilizar, dar conforto, comodidade, segurança e qualidade nos serviços oferecidos na cidade", expõe.

O secretário ressalta ainda que em primeiro plano foi decida a construção de ciclovias em 15 km, mas que existe a possibilidade, futura, de abranger 83 km de ciclovias integradas por toda a cidade. "Algo que já foi discutido", propaga. Após a conclusão do que foi traçado – ao que se refere à primeira etapa – Bosquet diz que o Executivo poderá pensar nas próximas construções, potencializando o projeto e buscando recursos junto à União. "É algo para o futuro. Agora temos a meta de construir estes 15 km", acrescenta.

Um dos incentivadores do uso diário da bicicleta como forma de se locomover na cidade, seja para ir ao trabalho, comércio ou como lazer, o empresário e ciclista Éber de Almeida Boscoli, esclarece que é necessário propagar o uso deste veículo, já que é um transporte útil, ágil, econômico e saudável. Ele, que acompanha as ações para o emprego das ciclovias, desde as audiências públicas que ocorreram para apresentar o plano, diz que a implantação do sistema deve ser "aos poucos", adaptando as pessoas e mostrando o quanto é viável. "Em cidades do mundo todo há o uso constante e rotineiro da bicicleta como meio de transporte. Estamos dando um passo importante para o advento deste sistema por aqui", considera.

"É uma iniciativa que deve ter continuidade", afirma o especialista em trânsito e instrutor do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), Manoel Silva Felix da Costa. Para ele, a ação é uma positiva conquista para a sociedade. "Contribui para a qualidade de vida dos usuários e no ‘desafogo’ das vias de trânsito".

Neste aspecto, o especialista explana o "grande" passo que a administração pública deu ao adotar medidas que ajudem a desobstruir a malha viária prudentina. "Em cinco anos, a frota de veículos da cidade quase dobrou. É necessário pensar no futuro e por em prática, projetos como este", reafirma.

Por fim, Costa pontua as instruções que também devem ser colocadas em prática, orientando os usuários da necessidade do uso de equipamentos de segurança, como o capacete e o sistema de sinalização – através de faixas instaladas nas bicicletas – para contribuir com a segurança do ciclista. Além disso, o representante esclarece que nas ciclovias e em faixas de ciclismo devem ser utilizadas as bicicletas não motorizadas e, no máximo, o modelo de bicicleta elétrica de 350 watts, que não ultrapassa os 25 km/h e que possuem o acelerador no pedal. "Apenas estes são os tipos que podem trafegar nas ciclovias ou ciclofaixas. Algo acima disso estará transitando de forma irregular por esta localidade", pontua.

 
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