Cidadão, voto e ação!

Talvez você não saiba, mas nos dias 1º e 6 de outubro, comemoram-se o Dia do Vereador e o Dia do Prefeito, respectivamente. Mas o que essas datas reforçam? Que independente do cargo público, todos nós, cidadãos, temos o dever de fiscalizar sua atuação. Afinal, se eles estão no poder é porque foram escolhidos pelo povo e estão lá para representá-lo!

Por exemplo, cabe ao vereador propor, discutir, aprovar e elaborar leis municipais, além de fiscalizar os atos do prefeito, verificando se as metas prometidas estão sendo cumpridas de acordo à luz das normas legais. Outra propositura da Câmara legislativa é convocar audiências públicas para dar voz à população em seus pleitos. Mas, quem fiscaliza o Legislativo? A resposta é você, cidadão! Comece a observar a relevância e a quantidade de projetos/requerimentos que eles apresentam nas sessões. São importantes? Relevantes?

Separe o joio do trigo e avalie! Seu voto é sua arma contra a corrupção! Não adianta ficar apenas reclamando

E o prefeito? Grande agente modificador das condições de vida do município, muitos recursos importantes para a cidade são negociados entre a Prefeitura e os governos estadual e federal, possibilitando o financiamento de projetos importantes e a melhoria da qualidade de vida da população. É ele quem cumpre as leis aprovadas pela Câmara, além de submeter suas contas a escrutínio especial pelo Tribunal de Contas. É o chefe do Executivo quem indica os representantes de cada secretaria e coloca em prática o Plano de Desenvolvimento para o município, devendo fomentar a criação de novas empresas, a fim de que elas gerem emprego e renda para os seus habitantes.

Já parou para refletir que ano que vem tem eleição? Comece desde cedo a pesquisar sobre a atuação dos pré-candidatos na sociedade e a idoneidade de cada um. Observe especialmente o seu passado e não apenas o que promete; quem são aqueles que estão se ‘aventurando’ e escolheram o cargo como opção de carreira. Separe o joio do trigo e avalie! Seu voto é sua arma contra a corrupção! Não adianta ficar apenas reclamando. Aja!

 

 

 

Publicidade

Veja também