Cidade da Criança oferece esporte de aventura a partir do dia 15

“É algo novo, seguro e muito divertido", destaca.

PRUDENTE - Oslaine Silva

Data 04/07/2014
Horário 08:29

 


 

Visitantes do Parque Ecológico Cidade da Criança, em Presidente Prudente, terão mais uma opção de diversão no local. Trata-se da tirolesa, o primeiro esporte "radical" do Espaço Aventura. A inauguração pública está prevista para o dia 15 de julho. Porém, ontem pela manhã, a direção do parque apresentou a atração para autoridades e convidados. O investimento para o novo brinquedo foi de aproximadamente R$ 35 mil.

Jornal O Imparcial Usuários da tirolesa, na Cidade da Criança, se aventuram na descida de 250 metros

De acordo com Adolfo Padilha, diretor executivo do parque, quem gosta de aventura vai curtir essa nova atividade, que tem um percurso de 250 metros, com ponto de partida atrás do Planetário, passando por cima das águas do lago e aterrissando na prainha.

Experiente e adepto de esportes radicais e de aventura, inclusive com participações em competições em outros Estados, Carlos Rocha Santana, o Kal, 50, aproveitou a oportunidade para brincar na tirolesa. Para ele, esta nova atividade atrairá ainda mais os olhares para o parque. "É algo novo, seguro e muito divertido", destaca.

A tirolesa funcionará de quinta-feira a domingo, com valor simbólico, ainda não definido.

 

Segurança

Conforme Padilha, o Gepron (Instituto de Gestão de Projetos da Noroeste Paulista) apresentou ao Executivo a proposta de criar o Espaço Aventura para contemplar toda a família. Na tirolesa, crianças a partir dos cinco anos poderão se divertir sem medo. Ele expõe que a empresa contratada para a implementação da atividade, a Mata Virgem, certificada pelo Ministério de Turismo, elaborou o projeto com cuidado, respeitando as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

De acordo com o coordenador de esportes de aventura, Edson Sato, que comanda a equipe de funcionários responsáveis pela instrução de uso do brinquedo, todos os condutores passaram por treinamento de três meses com a empresa. E deverão ainda durante o funcionamento realizar atividades de capacitação três vezes por semana.

"Isso para garantir total segurança aos usuários. Não se trata de um esporte ‘radical’, e sim de aventura. Tanto que atualmente o acesso às pessoas tem crescido bastante. E cada vez mais jovens e idosos estão envolvidos. É muito bacana", frisa.

 

Equipamentos

Para garantir a segurança, equipamentos especiais são utilizados pelas pessoas para a prática da tirolesa. Entre eles, cadeirinha, capacete, talabarte ou fita solteira, mosquetão e roldanas.

Conforme Sato, os condutores utilizam o mesmo material, além de freio e equipamento de resgate (duas cordas) em caso de qualquer eventualidade.

Outros investimentos estão previstos para o Espaço Aventura, como a inauguração do Espaço Ayrton Senna, paredão de escalada, paintball e arco e flecha.
Publicidade

Veja também