Cidades da região adotam medidas de segurança nas unidades escolares

Álvares Machado e Rancharia ampliam monitoramento e intensificam policiamento nas unidades; Martinópolis também adotou medidas para ampliar segurança dos alunos

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 14/04/2023
Horário 07:25
Foto: Cedida
Prefeitura de Rancharia iniciou instalação de câmeras de monitoramento nas unidades escolares
Prefeitura de Rancharia iniciou instalação de câmeras de monitoramento nas unidades escolares

Nesta semana, a Prefeitura de Álvares Machado, juntamente com a Divisão de Educação, realizou uma reunião para tratar sobre medidas e ações para garantir um ambiente ainda mais seguro para alunos e profissionais da educação. O mesmo foi feito pelas prefeituras de Rancharia e Martinópolis, após recentes ataques a unidades escolares na capital paulista, que resultou na morte de uma docente de 71 anos, e em Blumenau (SC), que ceifou a vida de quatro crianças.
Em Machado, o encontro teve a participação da Polícia Militar, Conseg (Conselho Municipal de Segurança), Conselho Tutelar e representantes das escolas municipais, estaduais e particulares. Segundo a Prefeitura, de imediato, a partir de agora todas as escolas de rede municipal contam com um segurança. Vale frisar, também, que todas as unidades escolares já possuem monitoramento interno, além de funcionários coordenando a entrada e saída dos portões.
Durante a reunião, outras medidas foram definidas a curto, médio e longo prazo, como:
- Ampliação do monitoramento externo por câmeras, inclusive nos portões;
- Portões com trava eletrônica e abertura do portão a partir do monitoramento por câmera;
- Ronda escolar já realizada pela Polícia Militar;
- Treinamento e orientação das equipes de profissionais das unidades escolares para capacitação quanto aos protocolos de segurança e bem-estar dos alunos;
- Parceria com o Programa de Atividade Delegada, que permite aos policiais militares desempenharem suas funções nos dias de folgas, tendo como objetivo principal aumentar o efetivo nas ruas;
- Orientação aos pais e alunos para o combate às fake news e compartilhamento de informações de autoria desconhecida.
A Prefeitura de Álvares Machado pede ainda aos pais e responsáveis que monitorem diariamente os celulares e mochilas dos seus filhos.

Rancharia

Na última quarta-feira (12), o prefeito de Rancharia, Marcos Slobodticov (União Brasil), se reuniu com gestores da Educação, Guarda Municipal e Polícia Militar para anunciar algumas medidas para intensificar a segurança nas escolas da cidade. Entre as ações estão a intensificação do patrulhamento em conjunto com a PM e a Guarda Municipal em todas as escolas, instalação de câmeras de monitoramento nas unidades municipais, monitoramento por parte da Polícia Civil para o combate às notícias falsas, além da reestruturação de controle de acesso às unidades escolares, entre outras medidas.
Ainda de acordo com a Prefeitura, a instalação de câmeras de segurança já começou e vai atender todas as escolas. Os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios da administração, através da Secretária Municipal de Educação.
A secretária de Educação de Rancharia, Cláudia Slobodtcov, ressalta a importância dessas medidas nesse momento. “A ideia é garantir cada vez mais a segurança dos alunos, professores e funcionários. Queremos prevenir qualquer tipo de violência, evitar entrada de pessoas não autorizadas e dar mais tranquilidade para os pais e responsáveis dos alunos”.

Martinópolis

No município, como noticiado ontem por este diário, o Departamento de Trânsito se reuniu com representantes das polícias Civil e Militar para intensificar o policiamento em torno de todas as escolas – públicas e particulares – da cidade. Segundo o diretor do Departamento de Trânsito e Vigilância Patrimonial, Danilo Aparecido de Souza, a PM já havia intensificado a ronda escolar e a partir dessa semana vai redobrar a atenção com paradas nas entradas e saídas de alunos. 
O Departamento de Trânsito também começou nesta quarta-feira (12) o patrulhamento em torno das escolas. Já a Polícia Civil vai combater as fake news. Danilo informou ainda que já existe um projeto da Prefeitura de implantar câmeras de segurança dentro das escolas municipais. “Já estávamos trabalhando nesse projeto e agora ganhou força para ser implantado o quanto antes”.

Fotos: Cedidas


Reunião para discutir ações de segurança nas escolas de Álvares Machado contou com diversas autoridades


Rancharia promove patrulhamento em conjunto entre Polícia Militar e Guarda Municipal


Em Martinópolis, segurança nas escolas também foi reforçada

CONFIRA TAMBÉM:

Martinópolis anuncia reforço de policiamento nas escolas

Agentes de trânsito iniciam supervisão ao redor de escolas em Prudente

Grupo de mães se reúne com representantes do Executivo para tratar sobre segurança nas unidades de ensino

Geduc e Gaeco tranquilizam população sobre supostos ataques a escolas em Prudente

Como Estado, Prefeitura e escolas particulares avaliam medidas após ataques em escolas do país? 

Publicidade

Veja também