Geduc e Gaeco tranquilizam população sobre supostos ataques a escolas em Prudente

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 11/04/2023
Horário 21:50
Foto: Reprodução 
Veja na íntegra a nota de esclarecimento assinada nesta terça pelo promotor Marcos Akira Mizusaki
Veja na íntegra a nota de esclarecimento assinada nesta terça pelo promotor Marcos Akira Mizusaki

Em meio a uma onda de boatos de ataques a escolas públicas e privadas, o promotor de Justiça da Infância e Juventude de Presidente Prudente, que também integra o Geduc (Grupo de Atuação Especial de Educação), Marcos Akira Mizusaki, esclarece à população, por meio de nota assinada nesta terça-feira (11), que não existe nenhuma notícia concreta sobre o assunto na comarca, tratando-se de fake news os vídeos, áudios, imagens ou textos que noticiam tais tragédias. Já em áudio que circula nas redes sociais, o promotor do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), em Presidente Prudente, Lincoln Gakiya, também tranquiliza a população, dizendo que não existe nenhuma notícia de ataque comprovada, e sim vários boatos e fake news.
“Esclarecemos que as Polícias Civil e Militar estão atentas a estas denúncias, não só em nosso município, mas em todo o Estado de São Paulo, sendo certo que nada relevante foi apurado, não legitimando qualquer alteração na frequência escolar de nosso município”, pontua o promotor Marcos Akira na nota. Ele ainda pede que a população prudentina não repasse áudios, vídeos, imagens ou mensagens de texto sem conhecer sua fonte, devendo qualquer notícia desta natureza ser imediatamente encaminhada às autoridades competentes para sua devida apuração.

Fake news

O promotor Lincoln Gakiya, por sua vez, lamenta a disseminação de fake news. “O Ministério Público tem um setor que faz uma varredura nas redes sociais, ‘deepweb’, etc, assim como a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Polícia Federal, e não há absolutamente nada de verídico sobre esses ataques, nem para amanhã, nem para o dia 14, nem para o dia 20, que é véspera de feriado, e tem muita gente querendo emendar o dia 20 com o dia 21”. Segundo o promotor, a polícia irá intensificar o patrulhamento nos arredores de escolas, mas garante que não há absolutamente nada de concreto sobre supostos ataques a unidades escolares. “Infelizmente são boatos falsos para aterrorizar as pessoas e causar tumulto”, acrescenta a autoridade.

CONFIRA TAMBÉM:

Como Estado, Prefeitura e escolas particulares avaliam medidas após ataques em escolas do país? 

Reunião traça estratégias para garantir segurança em escolas de Prudente

Câmara de Prudente declara luto por morte de professora em escola de SP

Publicidade

Veja também