Cidades lembram paixão e morte de Jesus nesta sexta

Com a peça, grupos de teatro visam sensibilizar a população para a real importância do período de Páscoa: a ressurreição

VARIEDADES - Arize Juliani

Data 03/04/2015
Horário 11:17
 

Nesta semana, inúmeras realizações de eventos cristãos ocorrem para celebrar a santidade e a fé em Jesus Cristo, momento que ocorre a celebração do amor incondicional, como também a morte e ressurreição do Criador. Para vivenciar este acontecimento, reproduzindo a narrativa do calvário desde o princípio em que o Senhor é preso no Monte das Oliveiras depois da realização da última ceia com os apóstolos, até a sua morte na cruz, três grupos teatrais da região de Presidente Prudente encenam hoje a peça que reproduz "A Paixão de Cristo".

Em Santo Anastácio, o Grupo Teatral Nas Asas do Senhor, que existe desde 2011, estima reunir mais de 3 mil pessoas no Estádio Municipal José Spaus da Silva. De acordo com um dos organizadores do evento, a realização ocorre por um projeto independente, que busca trazer para a realidade um pouco daquilo que Jesus Cristo vivenciou durante as 15 estações que marcam a história e o sacrifício do Senhor. Participam desta encenação cerca de 130 pessoas, entre atores e equipe de produção. Para a edição de 2015, foram preparadas algumas surpresas, mas Reginaldo Corrêa Ferreira preferiu não mencionar e deixar o público na expectativa.

"O nosso objetivo é mostrar o sacrifício que Jesus Cristo fez por todos nós, para que não seja esquecido, trazendo esse amor incondicional para o coração de todos. Escutamos muito falar desse sacrifício, mas vivenciá-lo é diferente, principalmente trazer para a realidade um pouco do que o Senhor se submeteu por nós", refere-se sobre a passagem do Filho de Deus pelo mundo e que teve fim com sua morte na cruz, mas que se consagra com sua ressurreição que ocorreu três dias depois, sendo o ápice de toda a trajetória e o motivo pelo qual os cristãos celebram a Páscoa.

Ferreira, além de organizador, também exerce papel fundamental durante a encenação da "A Paixão de Cristo". Há cinco anos interpreta o personagem de Jesus Cristo. Para ele, não existe honra maior no mundo do que viver este papel, enfatizando como sentimento único e quase que inexplicável. Para configurar a figura do Senhor, a formalização das características é fundamental, por isso há 50 dias não faz a barba, como também não corta o cabelo desde setembro. O investimento para a realização desta peça está estimado em R$ 13 mil – valor angariado através de promoções beneficentes e doações.

 

Machado e Rancharia

Já em Álvares Machado, a encenação ocorre nesta sexta-feira, no Campo Municipal, a partir das 20h. O padre Jurandir Severino de Lima enfatiza que a representação da peça tem a finalidade de fazer com que os fiéis vivenciem de forma objetiva a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A peça envolve cerca de 50 pessoas que integram o Circulo Católico Estrela da Manhã.

Em Rancharia, "A Paixão de Cristo" será encenada às 18h, no coreto da praça da Igreja Matriz João Paulo II. Um dos organizadores, Victor Hugo de Souza Santos, revela que optaram pela realização no fim da tarde em razão da procissão, que ocorrerá logo depois da encenação da peça. Quem entrará em cena são os integrantes da Massa (Ministério das Artes Santo Antônio). Cerca de 60 pessoas, entre adolescentes e adultos, estão se preparando desde o carnaval para entrar em cena. Nesta edição, a novidade será a produção de novos figurinos.

 

Presidente Prudente

Já se tornou tradição na cidade a promoção da encenação da peça "A Paixão de Cristo" na Paróquia São Judas Tadeu. Segundo o padre da paróquia, Silvio Costa Oliveira, a edição de 2015 estará repleta de novidades e tende superar o ano passado. Houve troca do figurino, como também outros complementos, além do envolvimento de, aproximadamente, 100 jovens para a produção e apresentação do espetáculo. O padre relembra que as equipes ensaiam desde o início da Quaresma, bem como a importância de participar está relacionada com o sentimentalismo que colabora no processo de evangelização.

"É um dia consagrado para a oração, podendo visualizar essa encenação ajuda a gravar e relembrar as memórias que lemos no evangelho, isso permite que tenhamos um sentimento muito forte. A igreja enxerga este dia como mais intenso de oração, com a prática do jejum e a oportunidade de reviver este grande ato de amor que Deus fez para a humanidade – dispondo seu filho para nos salvar. É um ato marcante e crucial para a nossa fé", detalha o sacerdote. O cronograma de eventos desta paróquia terá início às 15h com a celebração da paixão. Posteriormente, às 19h, caminhada com a procissão. Para encerrar, às 19h30, encenação do teatro.

 
Publicidade

Veja também