Cido Oliveira promove curso de pintura gratuito a idosos

“Pintando a Natureza” é oferecido para público da terceira idade que mora em 4 bairros da cidade: Vila Iti, Parque Alvorada, Brasil Novo e Humberto Salvador; novas inscrições em 2022

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 19/09/2021
Horário 08:34
É a maior realização para cada uma das alunas de Cido Oliveira quando concluem suas telas 
É a maior realização para cada uma das alunas de Cido Oliveira quando concluem suas telas 

Não basta ter o dom de criar coisas incríveis com o pincel, as espátulas e as tintas. É preciso compartilhar, dividir e ensinar outras pessoas a também criarem. Estamos falando do artista plástico, Cido Oliveira, que vem desenvolvendo em Presidente Prudente o projeto “Pintando a Natureza”, oferecido gratuitamente para o público da terceira idade, que mora em quatro bairros da cidade: Vila Iti, Parque Alvorada, Brasil Novo e Jardim Humberto Salvador.
O artista conta que a ideia do projeto foi dele mesmo, que apresentou ao governo municipal, o qual aceitou colocar em prática e já deu início à primeira etapa com um mês de curso. Agora já está entrando na segunda etapa.
“A ideia era fazer um trabalho realmente voltado aos idosos mais carentes que, muitas vezes, têm vontade de fazer e não podem porque não têm condições, por ser um curso que tem um custo mais elevado. E eu só conseguiria realizar esse trabalho se fosse em parceria com a Prefeitura custeando os materiais, e eu com a mão de obra enquanto artista ensinando a arte. E deu certo”, explica Cido. 

Além do simples, uma coisa alegre

Os alunos aprendem o básico iniciante da pintura porque a maioria das pessoas nunca pintou, nunca teve essa chance. Mas leva além do simples uma coisa alegre para aprenderem para que eles sintam prazer no que estão fazendo e depois mostrarem seu trabalho concretizado para as pessoas. Isso também eleva a autoestima das pessoas, ajuda a saírem de estados depressivos, principalmente neste período de pandemia.

“A IDEIA ERA FAZER UM TRABALHO REALMENTE VOLTADO AOS IDOSOS MAIS CARENTES QUE, MUITAS VEZES, TÊM VONTADE DE FAZER E NÃO PODEM PORQUE NÃO TÊM CONDIÇÕES, POR SER UM CURSO QUE TEM UM CUSTO MAIS ELEVADO”
Cido Oliveira

O projeto é mensal, o aluno faz uma tela, em aulas uma vez por semana, com duas horas de duração cada. No final, recebe a tela completa emoldurada para poder levar para casa e mostrar para as pessoas que teve a capacidade de fazer. 
“Como eu disse, é um trabalho mais simples, para iniciantes, mas feito especificamente para causar impacto. Evidenciando a natureza. Todas as obras são com aves, o pôr do sol, barcos, água, paisagens. O projeto desse ano já está completo. No começo do ano que vem, avisaremos quando as inscrições estiverem abertas”, ressalta o artista.

Cedidas

Artista ensina passo a passo o básico iniciante da pintura porque a maioria das pessoas nunca pintou

Veja também