Ciesp é protagonista da história prudentina

O Ciesp Presidente Prudente, que comemora 71 anos em 6 de março, abrange 65 municípios, nos quais vivem cerca de 1,13 milhão de habitantes e há aproximadamente 1.790 indústrias de transformação, com destaque para a fabricação de produtos alimentícios e de metal e minerais não metálicos. Este parque empresarial contribui muito para o progresso da região e da cidade-sede, cuja taxa de urbanização é de 97,91% e o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), de 0,846, considerado elevado em relação ao Estado de São Paulo.
O município, com 225.668 habitantes, segundo o Censo de 2022, foi emancipado de Conceição de Monte Alegre (atual Paraguaçu Paulista) na década de 1910. Seu nome é uma referência ao ex-presidente brasileiro Prudente de Morais. É um dos principais polos estaduais da indústria, cultura e serviços. Por isso, tornou-se conhecido como a "capital do oeste paulista".
Com a grande crise econômica de 1929, a economia brasileira ligada à cafeicultura sofreu grande abalo. Presidente Prudente passou a ter novas atividades econômicas, como o cultivo do algodão. Sua indústria iniciou-se em meados da década de 1930. Desde então, evoluiu de modo significativo e tem papel relevante no avanço da economia local. Na Região Administrativa, é responsável por mais de 19% dos empregos formais, paga o maior salário médio e contribui com cerca de 20% do Valor Adicionado, conforme informações da Fundação Seade – Sistema Estadual de Análise de Dados (2021).
A diretoria regional do Ciesp de Presidente Prudente é uma das protagonistas da história da cidade e da região, trabalhando de maneira incansável, em seus 71 anos, para o fomento da indústria e da economia nas 65 cidades de sua área de representatividade. Sua trajetória demonstra com ênfase a importância da união de empresas em torno de uma entidade de classe como o Ciesp, com seus mais de 8 mil associados, formando uma grande corrente em favor do desenvolvimento do setor, de São Paulo e do Brasil.
 

Publicidade

Veja também