Ciop pede ao Estado implantação do Samu na região

Segundo presidente do consórcio, DRS-11, que abrange 45 cidades, é o único no território paulista que não possui serviço; investimento seria rateado entre governos estadual e municipais

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 18/07/2023
Horário 16:22
Foto: Cedida
Presidente do Ciop, Roger Fernandes Gasques, realizou reunião com secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva
Presidente do Ciop, Roger Fernandes Gasques, realizou reunião com secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva

O presidente do Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista), Roger Fernandes Gasques, se reuniu nesta terça-feira com o secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Eleuses Paiva, para discutir investimentos em saúde no oeste paulista. Roger solicitou a implantação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), componente assistencial móvel da rede de atenção às urgências, que tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido um agravo à sua saúde, de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.

De acordo com Roger, o DRS-11 (Departamento Regional de Saúde), que abrange 45 cidades da região, é o único do Estado de São Paulo que não possui esse serviço. Segundo ele, o Samu regula o melhor atendimento de acordo com a necessidade do paciente. 

Hoje, o investimento é 50% do governo federal e 50% dos municípios. O presidente do Ciop apresentou a proposta de rateio dos 50% de responsabilidade das prefeituras, ficando, portanto, uma divisão de 25% para o Estado e os outros 25% para os municípios. 

Segundo o Ciop, o secretário estadual de Saúde "recebeu bem a demanda e sinalizou positivamente para o investimento, que deve ser feito de acordo com as demandas do Tesouro".

Roger afirma que a reivindicação não atenderia somente as cidades que fazem parte do Ciop. "Como vai abranger vários municípios, queremos aproveitar os que já são consorciados e integrar outros que não estão no consórcio para fazer toda a gestão do Samu. Não significa que teremos uma única base de atendimento. Teremos uma central, mas várias bases esparramadas de forma estratégica na região, a fim de atender todos os municípios que tiverem interesse", afirma.

Publicidade

Veja também