Cirurgião Rafael Mello representa o Brasil no maior congresso mundial de cirurgia robótica

SINOMAR CALMONA

Especialista em cirurgia robótica, médico prudentino participa do SRS Annual Meeting, em Strasbourg, e apresenta casos ao lado de especialistas de mais de 50 países

COLUNA - Sinomar

Data 17/07/2025
Horário 04:45
Cirurgião Rafael Mello Fontolan apresenta 3 casos na abertura do SRS Annual Meeting, em Strasbourg: Brasil na vitrine da cirurgia robótica mundial
Cirurgião Rafael Mello Fontolan apresenta 3 casos na abertura do SRS Annual Meeting, em Strasbourg: Brasil na vitrine da cirurgia robótica mundial

O cirurgião Rafael Mello Fontolan Vieira, especialista em cirurgia robótica com atuação em Presidente Prudente, CampinasJundiaí e São Paulo, está participando nesta semana, do SRS (Society of Robotic Surgery) Annual Meeting, um dos maiores e mais prestigiados encontros científicos do mundo na área. Realizado em Strasbourg, na França, o evento reúne mais de 2.500 médicos de diversos países, promovendo uma imersão em inovação, tecnologia e atualização científica. Na manhã de ontem, Rafael Mello subiu ao palco do congresso para sua primeira apresentação oficial no SRS. Em sessão disputada, compartilhou três casos clínicos com especialistas da China, Índia, Estados Unidos, Coreia do Sul, Emirados Árabes e Europa, fortalecendo o intercâmbio de experiências em cirurgia robótica. “Foi uma troca de conhecimento fantástica. O nível técnico e científico desse evento é algo sem precedentes”, afirmou Rafael, em contato direto com nossa reportagem, logo após deixar o palco.

Test drive no Da Vinci 5: a nova era da cirurgia robótica
Outro destaque da participação de Rafael Mello foi o convite para testar o novo Da Vinci 5, considerado o robô cirúrgico mais avançado do mundo. O equipamento traz recursos inéditos, como a sensibilidade tátil nas pinças, permitindo ao cirurgião sentir a textura dos tecidos durante o procedimento. “É um avanço incrível em segurança operatória. Essa sensibilidade, somada à inteligência artificial embarcada, representa um salto na precisão e na segurança das cirurgias”, destacou.

Um futuro guiado pela tecnologia e pela expertise médica
Além de conhecer novas plataformas robóticas de diferentes países — da Suíça ao Japão —, Rafael destaca a relevância do evento na construção do futuro da cirurgia minimamente invasiva. “É um privilégio fazer parte dessa revolução tecnológica e poder levar esse conhecimento para os pacientes no Brasil”, concluiu o cirurgião.


Cirurgião prudentino testa o novo Da Vinci 5, considerado o robô cirúrgico mais avançado do mundo

BOM DIA 
O publicitário Nizan Guanaes contou essa história numa palestra, há algum tempo e acho perfeita para ilustrar os valores do mundo. Trata-se de um diálogo entre uma freira inglesa cuidando de leprosos numa região do Pacífico e, se não me engano, um milionário americano do Texas, que ali passava férias e resolveu visitar um hospital, como um ato de desprendimento. Vendo a religiosa tratar dos doentes, limpando-lhe as feridas sem qualquer preocupação de ser contaminada e como máximo carinho, disse-lhe: “Sabe, irmã, preciso cumprimentá-la por seu trabalho. Confesso que não faria isso por dinheiro nenhum neste mundo”. Ao que a freira respondeu com toda a tranquilidade “Eu também não o faria, meu filho”.

ESTATÍSTICA
Maior número de separações do Brasil ocorre aos dois anos de casamento, informa o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A falta de diálogo é o conflito de todo relacionamento. Exigir que o outro faça só o que se quer também é erro grave.

MARGARINA
Quem disse que margarina não é saudável? Um grupo de pesquisadores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo desenvolveu uma margarina probiótica e livre de gorduras trans. A margarina contém em sua formulação uma mistura de óleos de palma e canola, que são benéficos à saúde humana.
 

Publicidade

Veja também