Clima embaçado

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 16/07/2025
Horário 04:12

A sessão extraordinária da Câmara de Prudente, na tarde de segunda-feira (14), teve clima embaçado por conta dos desacertos internos, especialmente o que envolve o presidente William Leite (PP) e o vereador Izaque Silva (PL).  

MESMA ALEGAÇÃO
O presidente quer a cassação do vereador, sendo a segunda manifestação oficial e protocolada neste sentido. A primeira foi do servidor, lotado na função de procurador jurídico, Dr. Fernando Monteiro. Os dois pedidos alegam quebra de decoro. 

ANÁLISE ÉTICA
O repórter do Plantão pode perceber, nos bastidores, que ambos os pedidos serão encaminhados à comissão de ética para emitir a decisão em relatório. Pelo rito, será o primeiro passo. Indo ao plenário, cinco votos podem decidir pelo arquivamento. 

CARTÃO AMARELO
O que parece certo, usando linguagem figurativa, é que o vereador de oito mandatos será punido, pela primeira vez, com cartão amarelo. O cartão vermelho poderá ser aplicado ou não em outro momento. Izaque já fez retratação.    

TEVE SEPARAÇÃO
Na retratação e esclarecimento público, sexta-feira (11), o vereador admitiu a tensão do calor do momento – em 30 de junho – e afirmou ter havido excesso de ambas as partes. O Plantão soube que houve intervenção da turma da separação.

EM CIMA DA HORA
O caráter da solicitação de sessão extraordinária por parte do prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (Rep), foi motivado para que haja tempo exequível de utilização dos recursos na organização e realização da  6ª Batatec, a Feira Tecnológica da Batata-Doce.

CARONA OPORTUNA
Entrou na pauta a apreciação, votação e aprovação da concessão de uso no Estádio Prudentão ao Grêmio Prudente. O projeto havia sido protocolado em regime de urgência para ser apreciado na última sessão antes do recesso.  

POR NECESSIDADE
Não foi possível a Câmara atender a urgência solicitada pela Prefeitura naquela ocasião, por conta da necessidade do projeto ser analisado pelas comissões permanentes. Sendo assim, foi encaixado na recente sessão extraordinária. 

DOIS INTERESSES
Não somente o prefeito Tupã, mas também a secretária municipal de Esportes, Tute Madeiral, tinha manifestado pela urgência de aprovar a concessão, possivelmente para desonerar o poder público e atender ao interesse da diretoria do Grêmio. 

VENTO EM POPA
É bom que se diga da existência de trabalho promissor por parte da diretoria gremista que , como um dos exemplos de sua seriedade, tem obtido bons resultados em campo, com os acessos conquistados, chegando à Série A2 do Campeonato Paulista.   

EM MEMÓRIA
Na sessão, esteve ausente Edgar Caldeira (União), pela morte do seu pai Edmir Marques Caldeira (1955-2025). O vereadores fizeram 1 minuto de silêncio; também pela morte da avó de Edu da Padaria (PP), Maria Cacilda da Silva Magalhães (1941-2025).

Publicidade

Veja também