Cobras

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista a favor do robalo e contra quem rouba

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 26/11/2023
Horário 05:30

Confesso que fiquei arrasado e sem chão ao ler neste O Imparcial a reportagem sobre o menino picado por uma cobra onde ele morava, na zona rural de Panorama, a bela cidade da Alta Paulista, na "barranca" do Rio Paraná, o sétimo maior rio do mundo (crônica também é cultura).
O garotinho, de apenas 2 anos, morreu logo após o ataque de uma cascavel, que o pai dele matou e certamente matou a serpente com muita raiva. Triste, muito triste. Não sei o que dizer, a não ser esperar que este menino esteja no céu brincando com os anjos. E sentado no colo de Deus. Ou de Jesus. Vi a foto do menino. Uma gracinha.
Cobra mata muita gente no Brasil ano após ano, segundo o Ministério da Saúde. Em 2021, as cobras causaram a morte (quero ser claro, daí a frase) de 121 pessoas. O Ministério da Saúde registrou 31 mil acidentes com picadas de cobras naquele ano em todo o país. 
Pois é, dona Zezé: as cobras não brincam sem serviço. Picam - ou mordem - com gosto. De acordo com os dados do Ministério, as jararacas foram responsáveis por 70% dos acidentes. Vai ver as "jaras" são mais agressivas do que as cascavéis, que ficaram em segundo lugar. As "cascas" picaram 9% das vítimas.
Um horror, como também é um horror a "participação" das surucucus, que atacaram 1,5% das pessoas que delas se aproximaram. Olha só o nome: surucucu. C e U em dobro. Só pode mesmo ser perigosa. E letal, claro! E o que dizer das corais  verdadeiras? Pernas pra que te quero. Fuja dessas serpentes em velocidade de disco voador. As corais aparecem com menos de 1% nos registros oficiais. 
Peçonhentas ou não, as cobras metem medo e impõem respeito. Perigo constante àqueles que moram na fazenda, no sítio, na chácara ou até mesmo em áreas de mato na cidade. Ainda outro dia uma sucuri tentou engolir uma criança em Mato Grosso ou Mato Grosso do Sul. Não me lembro mais em qual dos dois Estados.
Temos medo das cobras, mas convém lembrar que há outros animais ainda mais venenosos. É o caso do peixe baiacu, que não faz parte do cardápio do imperador do Japão. Há esse cuidado naquele país. Apenas cozinheiros experientes sabem extrair o veneno do baiacu. Caso contrário, quem comer dança e parte desta para a melhor. Já pensaram se cobra voasse? Ainda bem que Deus não deu asas às cobras.

DROPS

Filme da Semana no Cine Argentina: "O Loco", estrelando um bando de loucos.

O censor também usa sensor.

Brasil do Diniz. Que time infeliz.

A insanidade está à solta.
(Charles Chaplin)

Vai construir ou reformar?
Casa das Tintas, a loja do Élcio, tem as melhores tintas. Entregas em domicílio: 3907-7500 e 99132-0716. Casa das Tintas na Cohab. Av. Ana Jacinta, 1.663.
 

Publicidade

Veja também