Com 35 anos de história, Fipp é homenageada pela Unoeste

Faculdade recebeu a placa oficial do jubileu de coral; diretor Moacir Del Trejo também foi surpreendido pelos seus 42 anos dedicados à Unoeste

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 09/11/2022
Horário 17:40
Foto: Emerson Sanchez/Unoeste
Diretor, coordenadores e professores da Fipp no descerramento da placa que simboliza os 35 anos de muitas lutas e conquistas
Diretor, coordenadores e professores da Fipp no descerramento da placa que simboliza os 35 anos de muitas lutas e conquistas

Criada em 1987 e considerada pioneira na região de Presidente Prudente na oferta de cursos superiores na área de computação e informática, a Fipp (Faculdade de Informática de Presidente Prudente) comemora nesta quarta-feira, 9 de novembro, 35 anos de funcionamento. Nesse tempo todo, já formou milhares de profissionais que hoje são bem-sucedidos no mercado de trabalho, graças à qualidade do ensino e à infraestrutura disponibilizada. Para comemorar a data, a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), preparou uma homenagem simbólica na manhã desta quarta-feira, conferindo ao diretor e aos coordenadores dos cursos da Fipp uma placa oficial do jubileu de coral. Além disso, o diretor da Faculdade de Informática, Moacir Del Trejo, foi surpreendido com uma justa homenagem pelos seus 42 anos dedicados à Unoeste.
A solenidade, que surpreendeu a todos com uma exposição fotográfica sobre essas mais de três décadas de história, ocorreu no Espaço Cultural Professor Agripino, no bloco A do campus I. Além de convidados, colaboradores e dos coordenadores da Fipp, a coordenadora pedagógica institucional da Unoeste, professora Aparecida Darcy Alessi Delfim, representou o diretor geral da Apec/Unoeste, Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima. Em nome da universidade, ela parabenizou a Fipp e seus colaboradores pelas mais de três décadas de história.
“É um grande orgulho acompanhar a evolução dos cursos da área de computação e informática e ver o quanto a Unoeste contribuiu ao longo desses anos. Além da formação profissional, o olhar da Fipp está sempre à frente, trazendo inovações, melhorias e movimentando a economia, por meio de empregos e diferentes iniciativas que alavancam este setor”, destacou ela no discurso, acrescentando que muitos dos ex-alunos da Fipp hoje atuam em multinacionais no Brasil e exterior, e que outros partiram para o empreendedorismo.
A grande surpresa da manhã foi a homenagem reservada ao diretor da Fipp, que se emocionou ao receber uma placa de seus colegas em forma de gratidão por tudo que representa na história consolidada da Fipp. Também se surpreendeu com um recado especial vindo do amigo Álvaro José Periotto, um dos primeiros professores da Fipp, e que gravou um vídeo reproduzido na solenidade. “Pra mim isso é o ápice, porque já estou com 71 anos e mesmo assim quero fazer muito ainda pela frente, estou com bastante força. Mas a Fipp e a Unoeste se resumem numa vida, já são mais de 40 anos aqui. A Unoeste é uma grande família que a gente tem o prazer de conviver. Tanto que já estou há quatro anos pretendendo tirar uma folga [lê-se aposentadoria] pra cuidar também dos meus negócios e não tenho coragem, vou adiando e transformo tudo isso numa gratidão enorme. Seja aos fundadores da Unoeste, os professores Agripino e Dona Ana, à atual reitoria e aos que já passaram por ela também, e principalmente aos meus colaboradores da Fipp, que na acepção da palavra é uma verdadeira família”, destacou.

Família Fipp

O coordenador dos cursos de Sistemas de Informação e Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação da Fipp, Haroldo César Alessi, resumiu esses 35 anos comemorados nesta quarta à muita luta e entrega dos colaboradores que fazem parte da Faculdade de Informática de Presidente Prudente. “Eu estou aqui desde o início, desde 1987, e eu sei o quanto nós lutamos para ter esse nível de qualidade que a faculdade proporciona. E as pessoas que estão chegando, conhecendo um pouco dessa história, podem ter certeza que a gente dá o melhor de nós, muita qualidade no ensino, muita competência, um corpo docente bastante comprometido. Então, eu acho que essa luta valeu a pena, muita gratidão”.
O coordenador dos cursos de Ciências da Computação e Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fipp, Emerson Silas Dória, também enfatizou os motivos que fizeram com que a faculdade chegasse no auge de seus 35 anos com tanto prestígio e qualidade na oferta dos cursos superiores na área de computação e informática. Acho que o ponto chave hoje é a gente conseguir comemorar a vitória, porque assim nesse período muita coisa aconteceu, a gente evoluiu muito. Hoje a gente consegue olhar e falar assim ‘valeu a pena todas as decisões que nós tomamos e o que construímos juntos’. Eu estou aqui desde 1992, quando eu cheguei tinha acabado de trocar o nome do curso. Então, você vê que valeu a pena o esforço que foi de muita gente diferente e que já não está mais aqui conosco. E mesmo completando 35 anos não é o fim de uma história. A exemplo do resultado do Enade que saiu esse ano e nós, de novo, fomos muito bem em nível nacional. A gente está entre as principais instituições públicas do país”, frisou.

A coordenadora dos cursos de Engenharia de Software e de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ambos na modalidade EAD, Aglaê Pereira Zaupa, também falou das conquistas e do orgulho em compor o corpo docente que faz da Fipp a melhor faculdade de informática da região. “Eu sinto muita gratidão por fazer parte da história da Fipp, afinal de contas eu me formei aqui. Comecei atuando como analista de sistemas na Unoeste, em decorrência dessa minha formação, e hoje eu atuo como coordenadora e professora. Me sinto honrada também porque nós sabemos que somos responsáveis pelo sucesso de muitos profissionais. Mas o Moacir é um ícone, uma referência que transforma vidas. Eu sei que todos os docentes e coordenação também, mas o Moacir ele não tem a noção do quanto ele transforma. Ele transformou a minha vida. Então, se eu estou aqui hoje, eu sou grata a ele”, elogiou.
O professor de Sistemas de Informação, André Menegassi é exemplo de que o conhecimento transforma. Ele foi aluno da Fipp e hoje ajuda a formar profissionais de destaque no mercado. “Eu sou filho da Fipp. Estou aqui há 20 anos, desde aluno até agora. Então é uma alegria, a Unoeste e a Fipp fazem parte da minha vida, né?! E a gente tem esse perfil de sempre trazer inovação para os alunos, alinhar tecnologia de mercado ao acadêmico. E é isso, a Fipp é isso, é inovação, é amizade, é família”.
O aluno do 4º termo do curso de Ciências da Computação, Heitor Folim, aproveitou para elogiar os professores e a estrutura que a faculdade oferece aos alunos. “Dificilmente eu vi uma faculdade melhor que essa. Em termos de infraestrutura não falta computador, não falta lugar para você poder ir, ninguém divide computador, é difícil acontecer isso. E os professores são ótimos, cada um com suas prioridades”.
Opinião compartilhada pela aluna do 2º termo de Ciências da Computação, Ludmila Sambinelli. “Eu acho que a Fipp é uma porta de entrada para várias oportunidades futuras. Eu acho que é um curso assim, se você está em dúvida começa porque eu mesma já pensei em ir para a área de saúde. Decidi começar e estou gostando e me identificando bastante. É puxado como qualquer outro curso, mas é ambiente muito gostoso, as pessoas são muito amigas, os professores nos ajudam e motivam bastante, fora a avaliação do MEC. Eu pude ver toda essa qualidade na prática”, concluiu.

História de conquistas

Se hoje, os estudantes da faculdade estão satisfeitos e os egressos são muito valorizados e respeitados no mercado de trabalho, muito se deve a formação de excelência e diferenciada oferecida pela Fipp/Unoeste. Ela nasceu e tomou forma justamente no ano em que a Apec conquistou o status de universidade, se tornando Unoeste. A partir daí, várias faculdades são criadas e autorizadas pelos órgãos competentes. Entre elas a FACC – Faculdade de Ciências da Computação de Presidente Prudente, ofertando o Curso Superior de Graduação em Tecnologia de Processamento de Dados a partir de agosto de 1987.
No ano seguinte, em 1988, a então FACC passa a ser denominada Fipp – Faculdade de Informática de Presidente Prudente, e o curso de formação de tecnólogos, por questões mercadológicas na ocasião, é transformado em bacharelado: o de Ciência da Computação Modalidade: Software de Aplicação, mais adiante denominado apenas de Ciência da Computação, oferecido com turma no período diurno e no período noturno com 4 e 5 anos de duração, respectivamente.
Em 1999, mais uma vez de forma pioneira, a Fipp passa contar com o curso de Sistemas de Informação, um dos primeiros a funcionar no país. Em 2001 o MEC define novo formato para os cursos de formação de tecnólogos que passam a ser denominados Cursos Superiores de Tecnologia. Mudança para atender demandas específicas, ou seja, nichos de mercado. Em 2002, a Fipp/Unoeste oferece o primeiro curso nessa nova modalidade: o Curso Superior de Tecnologia em Desenvolvimento Web, que funcionou até 2010.
Em 2004 é inaugurada a Intepp – Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente, como consequência de experiência em oferta de disciplinas de empreendedorismo e inovação nos cursos de graduação da Fipp, e dos bons planos de negócios desenvolvidos pelos alunos.  Foi iniciativa da Empresa Junior de Informática da Unoeste, da Fipp, da APEC e da Unoeste em parceria com a Prefeitura, Sebrae, Acipp e a Unesp, instituições consideradas fundadoras. A incubadora é associada a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), tem apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, e é credenciada junto à REPITec – Rede Paulista de Incubadoras Tecnológicas. 
Em 2005, a Fipp tem participação no recém instituído Exame Nacional de Avaliação do Desempenho do Estudante (Enade) com seus cursos obtendo resultados importantes, colocando a Unoeste entre as principais instituições do país na área de computação e informática. Em todas as versões seguintes do Enade várias graduações da Fipp continuaram a conquistar notas máximas, sejam bacharelados ou Cursos Superiores de Tecnologia.
Em 2007, os cursos da Fipp começam a ser estrelados no Guia do Estudante, atual Guia da Faculdade, o que tem ocorrido anualmente até hoje. Em 2009 tem início o funcionamento dos novos cursos superiores de tecnologia: Sistemas para Internet (o antigo Desenvolvimento Web), Redes de Computadores e Gestão da TI. Ao completar seu jubileu de prata em 2012, a Fipp passa a oferecer 5 cursos de graduação e 2 cursos de pós-graduação, contando com 50 docentes e aproximadamente 700 alunos, tendo formado cerca de 1.000 profissionais até então que atuam em todos os segmentos no país e no exterior.
Nos anos seguintes muitos projetos e novidades surgem com o projeto Talentos da Fipp, onde empresas de TI são instaladas dentro da faculdade, proporcionando uma maior vivência profissional aos estudantes que ainda estão cursando a graduação. Há que se lembrar ainda da Associação de Empresas Produtoras de Software de Presidente Prudente e Região (PoloIn), projeto importante para a aprovação da lei municipal que diminui ISS de empresas de TI, especialmente de produção de software, de 5,0% para 2%. Projeto aprovado por unanimidade pelos vereadores da Câmara Municipal e promulgado pelo prefeito Ed Thomas.
Além disso, a partir de 2020 a pandemia da Covid-19 acelerou os processos para o ensino remoto com muito êxito naquele momento, tendo a Fipp trabalhado muito para tal. Por fim, em 2022, com a retomada 100% presencial das aulas, a Fipp tem vivido muitas alegrias como aconteceu recentemente com a Infoeste 2022, evento que trouxe conhecimento e novidades aos alunos, corpo docente e profissionais da área. Vale destacar ainda a participação anual na Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação onde as equipes da faculdade tradicionalmente são classificadas regionalmente e participam da final brasileira, sempre conquistando posições entre as 50/60 equipes primeiras classificadas dentre algumas centenas de IES participantes, que são resultados excelentes e que colocam a marca da Unoeste em posição de respeito e destaque junto à comunidade acadêmica do país.

Foto: Emerson Sanchez/Unoeste

Moacir Del Trejo recebeu placa de homenagem dos colegas de trabalho por tantas contribuições em 42 anos de Unoeste

Publicidade

Veja também