Com capacidade para acolher 200 cães, Abrigo de Animais é inaugurado em Prudente

Local será especificamente para atender, inicialmente, cães em situação de abandono e vulnerabilidade pelas ruas da cidade

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 22/07/2022
Horário 19:30
Foto: Elisângela Lucca
Espaço total do local é de aproximadamente 5 mil m²
Espaço total do local é de aproximadamente 5 mil m²

Com a bênção do padre Rodrigo Gomes de Moreno, do Santuário Nossa Senhora do Carmo (popularmente conhecido como Igreja Maristela), foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, em Presidente Prudente, o Abrigo de Animais “Luciana Laura Tereza Oliveira Catama”. Diferente da atuação de entidades e ONGs (organizações não governamentais) que acolhem como moradia, o local será especificamente para atender cães em situação de abandono, de vulnerabilidade pelas ruas da cidade. A construção foi viabilizada com recursos do Ministério Público Estadual, na ordem de R$ 1.053.998,66.

Foto: Elisângela Lucca

Padre Rodrigo deu a bênção ao Abrigo de Animais

“Lá será uma casa de passagens para os animais que chegarem. Eles serão tratados, castrados, chipados e colocados para adoção. Os animais ficarão no abrigo por um curto espaço de tempo até serem realocados para seus espaços definitivos”, expõe o secretário Fernando Luizari Gomes, da Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), pasta responsável pela parte burocrática do local.
Contudo, segundo o secretário, quem estará à frente do abrigo efetivamente como coordenadora será a zootecnista Cássia Iara Calderan Cordobe e os veterinários Ricardo Arenales Santos e Oskar José Ditt Kump. Além disso, a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) será parceira do abrigo, que contará com os acadêmicos voluntários do curso de Medicina Veterinária. A diretora do curso, Gláucia Prada Kanashiro, falou da importância do abrigo, em “melhorar a qualidade de vida dos animais e de minimizar a questão do abandono nas ruas”.

Foto: Elisângela Lucca

“Melhorar a qualidade de vida dos animais”, destaca Gláucia Kanashiro

Projetos de expansão

Conforme Luizari, inicialmente os trabalhos no local serão apenas com cães. Segundo ele, o gatil não foi feito, porque o ganhador da primeira licitação faleceu. Depois, logo veio a pandemia e o abrigo ficou parado e quando foi reaberta a licitação foi apenas para abrigar cães. 
O prefeito Ed Thomas (PSB) destacou os parceiros envolvidos, dentre eles, estavam presentes Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Concessionária Cart, entidades e redes de proteção aos animais e vereadores. E, o empenho da Semea e da Sosp (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos) na construção. Também prestou homenagem à família de Luciana Catana, que dá nome ao abrigo, - uma ativista que lutava muito pela causa da saúde animal, protetora dos animais, e, infelizmente, vítima de um câncer veio a falecer.  
Ele explanou ainda sobre os projetos de expansão do local, inclusive, a criação de um gatil, viabilizado em parceria com a Usina Cocal, além de um banco de rações com apoio de empresas parceiras.
Luizari destaca que em uma área com extensão de aproximadamente 5 mil metros quadrados, todo alambrado, o abrigo conta com um canil que abrigará em torno de 200 cães, que, dependendo do porte, cada baia poderá acomodar de três a quatro cachorros.
“Temos também uma quarentena, onde os animais ficam depois de tratados [vacinados e vermifugados]. Ou aqueles mais ferozes. E na parte de dentro do abrigo tem sala de consultório veterinário, banho e tosa, espaço para o profissional plantonista com banheiro, cozinha, lavanderia. Enfim, é uma unidade completa, onde os animais podem receber todo atendimento adequado como de uma clínica”, expõe o titular da Semea. 

Aporte financeiro

De acordo com o promotor de Justiça, Jurandir José dos Santos, o recurso saiu dos cofres públicos, provenientes de multas e termo de ajustamento de conduta, que iria para o Fundo Estadual, na ordem de R$ 2 milhões. Feito o acordo com a Prefeitura para construção do abrigo e da Usina de Resíduos da Construção Civil. “A ideia é que estes animais sejam cuidados e entregues em condição de serem adotados pela população”, destacou o promotor.
O secretário da Semea ressaltou ainda que a intenção é que o abrigo seja uma referência estadual para outros municípios. “A principal atuação do abrigo será na castração de animais de rua e abandonados, que devem ficar em média três meses no local para concluir todo procedimento, para que sejam castrados, vermifugados e vacinados, em seguida, colocados para adoção”, acrescentou a coordenadora do local. 

SERVIÇO
Lembrando que, casos de denúncias de maus-tratos, podem ser feitas através do telefone 156. Mais informações o telefone do Abrigo de Animais é (18) 3906-2460.

Fotos: Elisângela Lucca

Fernando Luizari disse que animais ficarão no abrigo até serem realocados

Promotor Jurandir esteve presente na solenidade inaugural

CONFIRA TAMBÉM:

Prefeitura anuncia inauguração do Abrigo Municipal de Animais

Parceria viabiliza operacionalizar abrigo público de animais em Prudente

Prefeitura de PP e universidade definem convênio para atuação conjunta no abrigo de animais

MPE vistoria instalações de abrigo municipal de animais em Prudente

Abertura do Abrigo de Animais depende da contratação de veterinários

Publicidade

Veja também