Com déficit na arrecadação, CAF anuncia fechamento

REGIÃO - Jean Ramalho

Data 05/08/2016
Horário 08:46
 

Estabelecido há 24 anos em um dos bairros de maior vulnerabilidade social de Álvares Machado, o CAF (Centro de Apoio à Família) anunciou nesta semana que irá encerrar suas atividades no Parque dos Pinheiros. De acordo com a administração do projeto, o motivo do fechamento é a queda na arrecadação, ocasionada, sobretudo, pela crise econômica que, como uma "bola de neve", atingiu as esferas públicas e privadas, e agora assola também o terceiro setor. A entidade funciona como uma filial do Lar dos Meninos e tem capacidade para atender aproximadamente 120 crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 14 anos. Atualmente, segue atendendo 90 pessoas até o dia 31.

Jornal O Imparcial Entidade, localizada no Parque dos Pinheiros, fechará suas portas no dia 31 deste mês

"O bairro já passa por uma dificuldade muito grande, principalmente em razão da falta de acesso à educação. Então, agora, com o fechamento do CAF, todas essas crianças que são atendidas ficarão o dia inteiro sem fazer nada na rua. E, como todos sabem, a rua não oferece muitas coisas boas", lamenta Benedito Aparecido Valadão, 44 anos, pedreiro e vizinho do CAF.

E a lamentação do pedreiro é justificável. Entre as incontáveis crianças e adolescentes que passaram pelo CAF ao longo desses 24 anos, seus dois filhos, além dos sobrinhos, foram atendidos pela entidade e puderam ter uma educação de melhor qualidade. Sua preocupação é que as duas netas de 4 anos poderão não ter a mesma sorte dos filhos de integrar as atividades do projeto. "Moro aqui desde 1990 e o CAF me ajudou a educar meus filhos, por isso, é muito triste essa situação", reforça o morador.

 

Fim do sonho

Mas a crise financeira não levou em consideração todos esses anos de história e o sonho de garantir o direito e a promoção humana à população daquele bairro pode estar chegando ao fim. Tudo porque, de acordo com a administradora do Lar dos Meninos, Ana Paula Fioramonte Carmona, "a crise cooperou para a queda na arrecadação, ao mesmo tempo em que as despesas aumentaram".

Segundo Ana Paula, o repasse feito pela Prefeitura de Álvares Machado se mantém o mesmo há pelo menos 4 anos. Ela diz que o Executivo machadense reverte R$ 40 mil anuais à entidade. No entanto, ainda conforme a administradora, "esse valor corresponde à cerca de 15% dos gastos do CAF, que gira em torno de R$ 300 mil por ano", garante.

O restante, de acordo com Ana Paula, sempre foi angariado por meio de doações, eventos beneficentes ou promoções. "Fora o repasse, o Lar dos Meninos mantém o CAF através de doações e promoções, como pizzas, almoços, ou bazares, e assim nos mantemos por muitos anos", comenta. O problema é que a dificuldade financeira fez com que a população cortasse despesas e trabalhasse com prioridades. E fatalmente o terceiro setor não foi inserido nessas prioridades. Por consequência, a arrecadação da entidade teria recuado entre 15% e 20% neste ano.

"Neste último ano, em virtude de toda crise financeira que assola o país, as despesas aumentaram e o repasse permanece o mesmo há pelo menos 4 anos. Além disso, as pessoas que compravam de 3 a 4 convites das nossas promoções, hoje compram um só, apenas para ajudar", relata a administradora.

 

Decisão oficial

Diante deste cenário, Ana Paula diz que oficiou o município, em maio deste ano, com relação às dificuldades financeiras e pedindo uma revisão no repasse. Mas como não obteve um retorno positivo por parte do órgão público, "a única alternativa encontrada foi fechar as portas da entidade". A notificação oficial do fechamento foi encaminhada no dia 1º deste mês à Prefeitura de Álvares Machado e o encerramento das atividades está previsto para o próximo dia 31. Os dez funcionários do centro já estão até cumprindo aviso prévio e o local está atendendo das 8h às 15h, e não mais das 8h às 17h.

A única esperança da manutenção do lar é uma reunião, que foi agendada para o dia 9 pela Prefeitura da cidade. Até lá, a informação oficial é que o CAF deixará de ser a referência de cuidado e atenção às crianças e adolescentes do Parque dos Pinheiros. "De 1992 pra cá, muitos crianças e adolescentes que passaram pelo projeto tiveram oportunidades na vida. Muitos se tornaram cidadãos de bem, através daquilo que aprenderam no projeto. É uma região de vulnerabilidade social, então, é com muita dor no coração que o Lar dos Meninos toma essa decisão", lamenta.

A reportagem tentou contato com o prefeito de Álvares Machado, Horácio César Fernandez (PV), para repercutir a situação da entidade, porém, nem ele, nem a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, atenderam às ligações.

SAIBA MAIS

ATUAÇÃO

Localizado no Parque dos Pinheiros, em Álvares Machado, o CAF (Centro de Apoio à Família) foi criado em 1992, com o intuito de garantir o direito e a promoção humana da população daquele bairro. Atualmente, desenvolve o projeto "Criança é Vida" com 120 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos. No local, os atendidos recebem diversos serviços de convivência e fortalecimento de vínculo no contraturno da escola regular. São atividades pedagógicas, culturais, esportivas, educacionais e de lazer, que incluem informática, dança, caratê e judô, além de alimentação.

 
Publicidade

Veja também