Com duas novas doações, HR de Prudente soma oito captações de órgãos neste ano

Nesta semana, hospital realizou procedimentos simultâneos, com retirada de fígados e rins; doadores foram mulher de 48 anos e homem de 52 anos

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 08/07/2022
Horário 13:54
Foto: Weverson Nascimento/AI HRPP
HR realizou captações simultâneas de fígados e rins na quarta-feira
HR realizou captações simultâneas de fígados e rins na quarta-feira

O HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo de Presidente Prudente realizou, na quarta-feira, captações simultâneas de fígados e rins. Os doadores foram uma mulher de 48 anos e um homem de 52 anos.

Com isso, a instituição soma oito captações de órgãos neste ano. No primeiro semestre de 2021, foram feitos quatro procedimentos.

No Estado de São Paulo, em todo o ano passado, foram realizados 7,7 mil transplantes de órgãos. Já em 2022, houve 3.540 procedimentos.

O Estado conta com 10 OPOs (Organizações de Procura de Órgãos), localizadas no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), Santa Casa de São Paulo, Hospital São Paulo da Escola Paulista de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Hospital das Clínicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Hospital Universitário de São José do Rio Preto, Hospital das Clínicas de Botucatu, Santa Casa de Itu e Hospital das Clínicas de Marília. 

Conforme a SES (Secretaria Estadual de Saúde), a doação deve ser consentida e quem quiser ser doador não precisa mais incluir a informação no RG ou na CNH (Carteira Nacional de Habilitação): basta comunicar a família sobre esse desejo. No caso dos falecidos, a autorização para doação deve ser dada por familiares com até o segundo grau de parentesco. 

"A Central de Transplantes do Estado de São Paulo reforça a orientação de que haja diálogo entre as famílias sobre o desejo de ser ou não doador de órgãos, pois isso facilita a tomada de decisão", expõe a pasta.

Conforme diretrizes do SUS (Sistema Único de Saúde), pessoas com diagnóstico de Covid-19 com menos de 28 dias da regressão completa dos sintomas não podem ser doadoras.

Publicidade

Veja também