Com helicóptero, equipes inspecionam mais de 166 km de linhas de alta tensão na região

Aeronave com câmera de alta resolução e infravermelho favorece identificação de pontos que necessitam de melhorias na rede de energia

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 25/03/2022
Horário 13:30
Foto: Energisa
Inspeção aérea na região permite examinar pontos da rede com precisão, segurança e agilidade
Inspeção aérea na região permite examinar pontos da rede com precisão, segurança e agilidade

Nos últimos dias, os trabalhos de inspeção da rede elétrica nos municípios atendidos pela Energisa Sul-Sudeste na região de Presidente Prudente, contam com mais um aporte tecnológico. A bordo de um helicóptero, uma equipe especializada está realizando inspeções aéreas programadas nas linhas de transmissão de alta tensão, com o intuito de atuar preventivamente.  

Com câmera de alta resolução e infravermelho acoplada à aeronave, além da visão especializada dos profissionais, foram inspecionados mais de 166 km de linhas, resultando em dados importantes para direcionar os trabalhos e investimentos da empresa.

O gerente do Departamento de Projetos, Construção e Manutenção da Energisa Sul-Sudeste, Luiz Moreto Vicentin Junior, explica que a inspeção aérea na região permite examinar os pontos da rede com precisão, segurança e agilidade, principalmente nos lugares mais remotos, onde a presença física dos profissionais demanda muito mais tempo.

“Ao percorrer essas linhas, conseguimos ter uma visão privilegiada. Com o auxílio da tecnologia de câmeras de alta resolução e termossensível, é possível identificar pontos importantes que podem gerar falhas futuras e atuar de maneira preventiva. Caso observado algum ponto onde é necessário intervir nessas linhas, a Energisa possui equipes especializadas que trabalham em regime de linha viva, ou seja, executam os serviços sem que o cliente perceba qualquer desligamento”, expõe.

Além de inspecionar a rede elétrica da região de Presidente Prudente, o helicóptero percorreu as regiões de Catanduva, Tupã e Bragança Paulista, também no interior de São Paulo, que fazem parte da área de concessão da distribuidora de energia.   

Publicidade

Veja também