Com índices altos de ocupação de leitos de UTI, região de Prudente regride para a fase vermelha

Serviços considerados como não essenciais estão proibidos de abrir as portas, como é o caso do comércio, shoppings, restaurantes e bares

REGIÃO - GABRIEL BUOSI

Data 19/02/2021
Horário 13:12
Foto: Reprodução/Estado
Região de Prudente regrediu para a fase vermelha
Região de Prudente regrediu para a fase vermelha

A região de Presidente Prudente regrediu, de novo, para a fase vermelha do Plano São Paulo. Isso faz com que a aprtir de segunda-feira todos os serviços considerados como não essenciais estejam proibidos de abrir as portas, como é o caso do comércio, shoppings, restaurantes, bares, galerias, salões de beleza, academias, cinemas e barbearias. De acordo com o Estado, entre os principais fatores que levaram à reclassificação, e recuo de fases, está a ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Covid-19 em 84,3% na região de Presidente Prudente, o que deve ser considerado como preocupante pelas autoridades. A região de Marília, que conta com 10 municípios do oeste paulista, está agora na fase laranja.

A reclassificação da região para a fase vermelha já era um receio regional, visto que nos últimos dias o oeste paulista apresentou índices preocupantes em relação à pandemia. Em Presidente Prudente, por exemplo, na quarta-feira o prefeito Ed Thomas (PSB) convocou uma reunião de urgência durante a tarde para debater a lotação dos leitos de UTI Covid-19 no município, que chegou a bater 100% dos leitos em uso na cidade, tanto na rede pública quanto privada de saúde.

Ainda nesta semana, a reportagem de O Imparcial também noticiou que algumas cidades já haviam regredido, por conta própria, para a fase vermelha por preocupações em relação ao avanço da pandemia, como foi o caso de Dracena, que instituiu inclusive toque de recolher, e Panorama, que também optou por não exercer as atividades consideradas como não essenciais. 

Publicidade

Veja também