Com integração de câmeras de cidadãos e empresas, programa quer fortalecer segurança na região

Iniciativa inédita do governo estadual, Muralha Paulista une tecnologia, inteligência e colaboração da população para controlar mobilidade criminal

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 25/10/2025
Horário 09:40
Foto: Reprodução/CPI-8
Por meio da rede é possível visualizar, em tempo real, situações suspeitas e ocorrências em andamento
Por meio da rede é possível visualizar, em tempo real, situações suspeitas e ocorrências em andamento

A partir de agora, cidadãos e empresários de todo o oeste paulista podem colaborar com a segurança pública da região. A Polícia Militar, através do CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior), convida todos os moradores e donos de estabelecimentos que possuem câmeras de monitoramento voltadas às ruas para que cadastrem seus equipamentos no Programa Muralha Paulista.

Iniciativa inédita do governo estadual, o programa une tecnologia, inteligência e colaboração cidadã para controlar a mobilidade criminal e aumentar a eficiência das ações de segurança pública. Segundo o CPI-8, o sistema permite a integração de câmeras públicas, comerciais e residenciais, ampliando a capacidade de monitoramento e resposta da Polícia Militar. 

“Por meio dessa rede é possível visualizar, em tempo real, situações suspeitas e ocorrências em andamento, possibilitando identificação de infratores, veículos envolvidos em crimes e o acompanhamento de rotas de fuga, aumentando significativamente as chances de prisão”, destaca a corporação.

Adesão ao programa
A adesão ao programa é gratuita e voluntária. Pessoas físicas e jurídicas que possuam câmeras voltadas para a via pública podem se cadastrar como colaboradores no Portal da Segurança do Estado de São Paulo: www.portaldaseguranca.sp.gov.br.

“Após o cadastro, as imagens são disponibilizadas somente para uso dos órgãos de segurança pública, em situações específicas e conforme as normas da LGPD [Lei Geral de Proteção de Dados]. O cidadão ou empresa colaboradora não tem acesso às bases de dados do sistema, mantendo-se a confidencialidade e a segurança das informações”, explica o CPI-8.

Em caso de dúvidas sobre como realizar o cadastro, o interessado pode consultar o Tutorial do Colaborador do Muralha Paulista, disponível na própria página do portal, com orientações simples para integração do equipamento.

“A integração das câmeras residenciais e comerciais reduz as oportunidades para a prática criminosa ao tornar mais arriscado o deslocamento de infratores e ampliar o alcance das forças de segurança. Com essa iniciativa, o Estado de São Paulo dá mais um passo rumo à integração total entre tecnologia, instituições e sociedade, fortalecendo o compromisso coletivo com a proteção de vidas e a preservação da ordem pública”, conclui a corporação.
 

Publicidade

Veja também