Com monitores convocados, programa das escolas cívico-militares inicia atividades em 2 de fevereiro

Policiais militares da reserva que atuarão em sete unidades de ensino do oeste paulista foram revelados pela Seduc-SP; confira os nomes

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 20/01/2026
Horário 04:00
Foto: Agência SP
PMs selecionados terão jornada de até 40 horas semanais e passarão por capacitação obrigatória
PMs selecionados terão jornada de até 40 horas semanais e passarão por capacitação obrigatória

A Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) marcou para o dia 2 de fevereiro o início das aulas na rede estadual. O término está previsto para 18 de dezembro. O mesmo calendário será seguido pelas unidades escolares que adotarão o Programa das Escolas Cívico-Militares. No oeste paulista, são sete, cujos policiais militares da reserva que atuarão como monitores já foram convocados.

Para a Escola Estadual Alfredo Machado, em Dracena, o 2º-tenente José Roberto Rodrigues foi convocado como monitor-chefe e, o 2º-tenente Celso Dias de Souza, foi chamado parra assumir como monitor. Já para a unidade Antonio Marinho de Carvalho Filho, de Presidente Venceslau, foram aprovados o 3º-sargento Luiz Aparecido Freire da Silva (monitor-chefe) e o 3º-sargento José Maria Machado da Rocha (monitor).

A EE Prof. Geraldo Pecorari, em Junqueirópolis, contará com o 2º-tenente, Eliomar de Oliveira Gonçalves (monitor-chefe) e o 2º-tenente Jefferson Roberto Peres (monitor). Para a unidade João Brasio, de Panorama, foram convocados: 3º-sargento Antônio Vanderlei de Souza (monitor-chefe) e o 3º-sargento Natal José Duarte (monitor). Já a escola Coronel João Gomes Martins, de Martinópolis, terá o 2º-tenente Pedro Tavares Pereira como monitor-chefe, e a 3º-sargento Maria Ana dos Santos, como monitora. 

Na EE José Giorgi, em Rancharia, o 2º-tenente Reginaldo Premori Caraffa, e o 3º-sargento Salvador Cipriano Irmao, serão monitor-chefe e monitor, respectivamente. Por fim, em Prudente, na unidade Teófilo Gonzaga da Santa Cruz, os responsáveis serão o 2º-tenente Hildebrando Ferreira (monitor-chefe) e o também 2º- tenente, Jefferson Molina de Oliveira (monitor).

Seleção

 A Seduc-SP informa que garantiu a retomada do cronograma do programa das escolas cívico-militares após vitória judicial, em agosto do ano passado. A decisão do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) atendeu os argumentos da PGE-SP (Procuradoria Geral do Estado) e deu fim a ação de inconstitucionalidade ajuizada pela Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), que questionava o Edital SEDUC nº 2/2025, responsável pela seleção de monitores para o projeto.

Com isso, a pasta retomou o processo seletivo para a contratação de monitores e monitores-chefes que atuarão nas 100 escolas da rede estadual participantes do programa. O processo foi voltado a policiais militares da reserva, com etapas que incluíram análise de títulos, avaliação da vida pregressa (com apoio da Secretaria da Segurança Pública) e entrevistas conduzidas por bancas formadas por representantes das diretorias de ensino.

“Os selecionados terão jornada de até 40 horas semanais e passarão por capacitação obrigatória com foco em segurança escolar, mediação de conflitos e cultura de paz. Todos os monitores serão avaliados semestralmente quanto ao desempenho e adaptação ao modelo”, ressalta a Seduc-SP.

Programa

No primeiro semestre de 2025, a Seduc-SP concluiu o processo de seleção das 100 primeiras escolas estaduais que optaram pelo modelo cívico-militar. A escolha ocorreu por meio de consulta pública com a comunidade escolar, realizada entre março e abril, envolvendo 300 unidades previamente interessadas.

A adesão ao programa exigiu votação favorável de ao menos 50% dos participantes mais um. Como o número de escolas aprovadas superou o limite estabelecido de 100 unidades, a pasta aplicou critérios técnicos de desempate, como número de votos, oferta de mais de um nível de ensino e localização geográfica.

ESCOLAS CÍVICO-MILITARES


Escola

Município

Alfredo Machado

Dracena

Prof. Geraldo Pecorari

Junqueirópolis

João Brasio

Panorama

Coronel João Gomes Martins

Martinópolis

Teófilo Gonzaga da Santa Cruz

Presidente Prudente

Antonio Marinho de Carvalho Filho

Presidente Venceslau

José Giorgi

Rancharia

Publicidade

Veja também