Com nó tático de Fesan, Grêmio Prudente flutua sobre São Bento no Prudentão 

Atuação exuberante do Carcará sob clube de Sorocaba resultou num 3 a 0 encantador para equipe prudentina; brilhou também a estrela do talismã Luquinha Bozó que deixou o dele

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 31/07/2023
Horário 19:44
Foto:  Alessandro Empreendedor/Grêmio Prudente
Talismã Luquinha Bozó fez o 2º gol do Grêmio segundos após entrar em campo na vitória por 3 a 0 sobre o São Bento
Talismã Luquinha Bozó fez o 2º gol do Grêmio segundos após entrar em campo na vitória por 3 a 0 sobre o São Bento

Dinâmico ao longo dos 90 minutos, o Grêmio Prudente doutrinou o São Bento na tarde de sábado no Estádio Paulo Constantino, Prudentão, pela 5ª rodada da Copa Paulista. Sonoros 3 a 0 que fizeram o Gavião Carcará flutuar sob o Bentão numa tarde de brilhos individuais e, principalmente, coletivo da equipe prudentina apoiada por mais de 1,2 mil torcedores e torcedoras em seu ninho.

Mesmo que a primeira chance do jogo tenha sido do São Bento num contra-ataque parado pelo seguro goleiro Luiz, o nó tático de Ademir Fesan sob Fábio Toth, explosivo treinador do Bentão, começou a ser aplicado desde o minuto inicial, quando se viu as peças do Carcará distribuídas pelo peculiar e bem cuidado gramado de grandes dimensões do Prudentão.

Fesan optou por uma linha com três defensores e deu liberdade para as movimentações dos alas Leocovick e Helder. Na “meiuca”, Mathues Silva, Rodrigo e Rafinha demonstraram química nas duas fases de jogo e no ataque Madalena e Brown, o mano, deram liga. A dinâmica funcionou e foi potencializada também pelos atletas que entraram no decorrer do jogo. Destaque especial para o homem-gol da temporada gremista: o talismã Luquinha Bozó balançou a rede segundos após pisar no gramado.

A opção de Fesan pela mudança tática se mostrou dinâmica ao longo da peleja. Méritos para o professor ao armar a equipe e aos atletas gremistas ao assimilar as concepções de Fesan para “desbloquear” o ferrolho do adversário, até então invicto na Copa Paulista, com quatro empates em sequência e que, antes do duelo começar, só havia sofrido um gol na competição.  

Desafio alcançado com sucesso: marcar gols

O primeiro gol do Carcará saiu numa jogada de bola parada. Aos 21 para 22 minutos da primeira etapa, numa cobrança ensaiada de escanteio, o meia Rafinha passou pela bola para que o volante Matheus Teta pegasse com facilidade na pelota no ato da cobrança de escanteio. A bola saiu arcada no cruzamento de Teta e encontrou a cabeça do zagueiro Félix: Grêmio Prudente 1 x 0 São Bento.

O grito de gol ameaçou sair da garganta do torcedor pela segunda vez quando numa jogada de inteligência entre Brown e Rodrigo desaguou no rebote para Rafinha concluir, impedido, para o fundo das redes. Neste lance destaque-se o corta luz de Rodrigo num passe vindo da zaga. Ao receber a “gorducinha” - como diria o narrador Osmar Santos - Brown, de costas, no mano a mano, deu um giro inteligente para deixar o defensor do São Bento com o “popô” no chão, conduzir a pelota e arrematar um chute rasteiro. O goleiro do São Bento, Paulo Vitor, deu rebote na finalização de Brown e Rafinha mandou pra dentro, tal como Ronaldo diante de Oliver Kahn na final da Copa do Mundo de 2002. Com toda certeza, se a FPF (Federação Paulista de Futebol) disponibilizasse o VAR (árbitro de vídeo) nos jogos de grupos da Copa Paulista, o lance seria revisado. No ano passado, a tecnologia do VAR foi utilizada na copa estadual durante o mata-mata da competição.

A sombra da cobertura do Prudentão talvez tenha esfriado o São Bento no segundo tempo, porém o Grêmio Prudente continuou quente, mesmo que aos 17 minutos, um pequeno “bug” na saída do tiro de meta entre Luiz e o zagueiro Lucas Costa, numa tentativa de chutão do defensor, tenha feito o coração do torcedor gremista-prudentino gelar. A confusão na comunicação dos atletas foi talvez a chance de maior perigo do São Bento na segunda etapa.

Pouco menos de três minutos depois do “bug”, o segundo gol do Carcará saiu. E saiu do pé direito do talismã Luquinha Bozó, que havia acabado de entrar em campo: a zaga do São Bento afastou a bola com um chutão; a pelota subiu, subiu e Lucas Costa, de cabeça, fez a redonda voltar para o campo de ataque gremista: Luquinha dominou de peito e tirou o primeiro marcador da jogada; ele deu quatro toques na bola, no conjunto que ainda tirou mais um marcador e culminou na finalização, da entrada da área, para balançar o barbante do adiantado Paulo Vitor: Grêmio Prudente 2 x 0 São Bento.

Antes do gol, chamou a atenção a cena da entrada de Luquinha em campo: sua companheira Aline, com um dos filhos do casal no colo, foi emanar apoio, do alambrado, ao camisa 7 do Grêmio Prudente. Minutos depois, Aline e a criança estavam comemorando o gol de Luquinha junto a criançada que fica na malha metálica que delimita o campo de jogo do setor das cadeiras do Prudentão.

Em seu melhor momento na peleja, o Grêmio Prudente encontrou o terceiro aos 27 da etapa final com o ala/lateral esquerdo Leocovick, que de primeira, após a zaga do Bentão afastar mal a pelota, acertou um petardo de canhota para dar números finais ao jogo: Grêmio Prudente 3 x 0 São Bento.

Melhores momentos

Os melhores momentos de Grêmio Prudente 3 x 0 São Bento podem ser conferidos a seguir: 


 

Ficha Técnica de Grêmio Prudente 3 x 0 
Competição: Copa Paulista 2023 - Primeira Fase, Grupo 1, 5ª rodada; Data e horário: 29/07/2023, às 16h.
Local: Estádio Municipal Paulo Constantino, o Prudentão, Presidente Prudente (SP).
Público presente: 1211 pessoas
Renda: R$ 15.960,00 
Equipe de arbitragem: árbitro Renan Pantoja de Quequi; árbitro assistente 1 Ricardo Busette; árbitra assistente 2 Juliana Vicentin Esteves; quarto árbitro Marcelo de Jesus Santos.

 

Cartões Amarelos: São Bento: Henrique, Eder Paulista e Nagib

Gols: Grêmio Prudente: Felix (22’/1T), Luquinha (20´/2T), Leocowick (27´/2T).

Grêmio Prudente: Luiz; Helder (Guizão), Biazus, Lucas Costa Félix e Leocovick; Matheus Silva, Rodrigo (Rafael Milharim) e Rafinha (Nonato); Madalena (Willie) e Brown (Luquinha). Técnico: Ademir Fesan.

São Bento: Paulo Vítor; Medeiros, Lucas Adell, Betão e Caxambu; Indio (Eder Paulista), Ruan, Henrique (Nagib); Rai, Renan Oliveira (Talisca) e Chuck (Chaparral).

CLASSIFICAÇÃO APÓS O FECHAMENTO DE TURNO

Classificação:

Equipe:

Pontos:

Vitórias:

Jogos:

Saldo:

Mirassol

11

3

5

6

Noroeste

8

2

5

2

Marília

8

2

5

0

Grêmio Prudente

7

2

5

3

São Bento

4

0

5

-3

Comercial

1

0

5

-8

 

  


 

Publicidade

Veja também