Com parceria do Ciesp e do Sebrae, Ipem anuncia seminário para orientar empresas da região

Presidente da autarquia, que se reuniu com diversas autoridades e entidades de Prudente, nesta semana, prevê realização de evento para outubro

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 04/07/2025
Horário 06:10
Foto: Taís Borges
Evento reúne diretoria e gestores das 18 regionais do Ipem-SP, no Estado, no Inova Prudente
Evento reúne diretoria e gestores das 18 regionais do Ipem-SP, no Estado, no Inova Prudente

Em Presidente Prudente desde o início da semana, o presidente do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, esteve nesta quinta-feira na sede deste diário, onde anunciou que um seminário será promovido pela autarquia, na capital do oeste paulista, em outubro. O evento terá parceria do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e da Secretaria de Desenvolvimento do Estado

A ideia resultou de diversas conversas que Marcos Heleno teve nos últimos dias, após uma série de reuniões, com representantes da indústria, da Acipp (Associação Comercial e de Inteligência), da administração municipal, do Ciesp, Sebrae, entre outros.

“Nos reunimos tentando entender quais são as dificuldades dos setores, como é que o Ipem poderia ajudar neste sentido e já saiu uma primeira iniciativa. Então, vamos dialogar com as empresas, passando orientações, mostrando os serviços que o Ipem pode prestar para ajudar, e não ficar só naquela questão de fiscalização, que o Ipem é muito conhecido. Nós queremos trabalhar tanto a educação quanto a fiscalização e, para isso a gente precisa ter um diálogo e chegar mais próximo das empresas. E, aí, o Ciesp, junto com o Sebrae, vão fazer essa aproximação com a gente”, explica.

“Vamos apresentar as observações. Quais são os principais erros que têm sido encontrados, quais são as boas práticas que são recomendadas, quais outros serviços o Ipem pode prestar também, além de escutar essas empresas, as demandas delas, as dificuldades”, prossegue Marcos Heleno, que prevê para a mesma data do seminário, um workshop, no qual Ipem, Sebrae e Ciesp vão levantar informações do que pode ser feito em conjunto para beneficiar as empresas da cidade. “O grande objetivo é facilitar a vida para que todo mundo cumpra a regra, e isso seja algo natural e, não, uma dificuldade”, destaca.

Indústria diversificada

Sobre Prudente, o presidente do Ipem pontua que o que chamou sua atenção foi que “a indústria local é muito diversificada”. “Alguns locais que eu visitei, você encontra uma vocação natural. Mas, quando você está aqui em Prudente, você vai ter o som, vai ter alimentícia, vai ter balança, vai ter vestuário. Então, isso é algo interessante de se notar. Não é comum a gente encontrar tanta pluralidade num município, o que o torna mais desafiador”, ressalta. “Então, eu não tenho como, na minha regional aqui, estar focada com o têxtil, por exemplo. Não, aqui tem de tudo. Então, a flexibilidade na nossa regional aqui tem que ser maior do que nas outras regiões”, esclarece.

Em relação às atuações das empresas, indica que a região de Prudente “não tem um comportamento muito diferente das demais”. “O que nós temos percebido em geral é que ainda têm sido feitas muitas notificações por falta de conhecimento dos próprios empresários locais e, principalmente, das micro e pequenas empresas, que têm dificuldade de estar acompanhando quais são as regras, os detalhes do que é preciso ser feito”, exemplifica Marcos Heleno. 

“Que o Ipem não seja um órgão só punitivo e fiscalizador, que passe as informações tanto para orientar os consumidores, na forma correta de olhar os anúncios, ver o produto, fazer a compra, quanto, principalmente, para as empresas, que não tenha a regra escondida, que não tenha ‘detalhezinho’, que seja feito com muito bom senso, que seja um instrumento útil para toda a sociedade, desde quem produz, a quem vende e ao consumidor. Para isso, a presença nos municípios é fundamental”, complementa.

O presidente ainda revela que o Ipem se tornou uma instituição científica e tecnológica, voltada para a inovação. Sendo assim, está em busca de parcerias para desenvolver projetos também no interior, como de criação de um laboratório para avaliar e testar produtos, bem como utilizar na fiscalização, cita como exemplo. “Esse tipo de parceria nós temos procurado. E tudo começa por esses diálogos. “Entendendo o que precisa ser feito naquele município que a gente vê como é que a gente pode trabalhar juntos. Já estamos até começando algumas conversas aqui em Prudente e, talvez, a gente tenha alguma novidade por aqui”, revela.

Alinhamento

Além dos mais diversos “autores” envolvidos no funcionamento do comércio de produtos, Marcos Heleno se reuniu também na capital do oeste paulista com a diretoria e gestores das 18 regionais do Ipem-SP, no Estado, no Inova Prudente. No evento, que iniciou nesta quinta e segue até esta sexta-feira, os representantes do instituto se encontraram para traçar diversos alinhamentos, além de discutir determinados temas.

“Esse evento é importante porque ele faz a troca da experiência entre as regiões e, ao mesmo tempo, ele traz as orientações do próprio governo do Estado”, comenta Marcos Heleno. A ideia é compartilhada pela gestora da Regional do Ipem-SP, em Prudente, que atende 58 municípios, Claudia Kuroiva. “A gente troca informações, alinha as ideias, para que uma regional não fique diferente da outra, e isso é importante para o Ipem e para a sociedade, em termos das ações que a gente faz”, afirma.

Foto: Elizabete Santos


Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior esteve nesta quinta-feira na sede de O Imparcial

Foto: Mellina Dominato


Gestora da Regional do Ipem-SP, em Prudente, que atende 58 municípios, Claudia Kuroiva

Publicidade

Veja também