Com quase 1 milhão de habitantes, 10ª RA se mostra forte e promissora

EDITORIAL -

Data 29/08/2021
Horário 05:55

A 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo, cuja sede é Presidente Prudente, está cada vez mais perto de alcançar um milhão de habitantes. Como noticiado na edição deste sábado, conforme a última estimativa populacional divulgada na sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os 53 municípios regionais, juntos, ultrapassaram os 903 mil habitantes. São exatas 903.686 pessoas que vivem nas cidades do oeste paulista.

Do ano passado para cá, o crescimento populacional na 10ª RA foi tímido, de 0,45%: em 2020 eram 899.619 habitantes. Das 53 cidades regionais, 43 apresentaram alta se comparados os números de 2020. Já nove tiveram redução no número de habitantes: Flora Rica (-2,31%), Rosana (-2,16%), Presidente Bernardes (-0,61%), Euclides da Cunha Paulista (-0,48%), São João do Pau d'Alho (-0,24%), Indiana (-0,12%), Sagres (-0,12%), Ribeirão dos Índios (-0,09%) e Santo Anastácio (-0,05%). Segundo a estimativa do IBGE, Monte Castelo foi a única cidade da região onde não houve alteração no quociente populacional: a população do município manteve o número de 4.166 habitantes.

Apesar deste crescimento populacional tímido, a 10ª RA do Estado se mostra, cada vez mais, uma região forte e promissora, que tem tudo para se desenvolver com mais robustez, melhorando a qualidade de vida de sua população. Presidente Prudente, sede administrativa regional, tem se projetado como uma grande locomotiva do desenvolvimento regional, sempre figurando entre as cidades que se destacam em todo o país em tecnologia, longevidade, qualidade de vida, saúde, entre outros aspectos de relevância.

Apesar da pandemia, os municípios continuam caminhando, preocupados em gerar emprego e renda para seus cidadãos, priorizando ainda áreas de extrema importância, como educação e saúde. Com união e boa vontade, aliando poder público e iniciativa privada, certamente a 10ª RA tem tudo para se tornar mais e mais próspera, trazendo muito orgulho para cada um de seus quase um milhão de habitantes.

 

 

 

 

Publicidade

Veja também