Combate e prevenção às drogas e alcoolismo em Estrela do Norte

GRAZIELA FERNANDES

COLUNA - GRAZIELA FERNANDES

Data 25/02/2023
Horário 06:17
Foto: Divulgação | AI
Francisco Menezes, especialista em Comportamento e Dependência Química, ministrou palestra no último dia 17, na cidade de Estrela do Norte
Francisco Menezes, especialista em Comportamento e Dependência Química, ministrou palestra no último dia 17, na cidade de Estrela do Norte

A Divisão Municipal de Saúde de Estrela do Norte promoveu uma palestra em alusão ao Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, que é celebrado em 20 de fevereiro.
Ministrada pelo psicólogo Francisco Roberto de Menezes, especialista em Análise do Comportamento Aplicado e Expertise em Psicologia Clínica e Dependência Química; e pela assistente social e coordenadora do  Caps (Centro de Atenção Psicossocial) de Tarabai, Lívia Todesco, o evento contou com aproximadamente 70 alunos da Escola Estadual Dr. Moacyr Teixeira. 

Dados sobre uso de álcool
De acordo com o Ministério da Saúde (2022), o consumo excessivo de álcool contribui para mais de 300 mil mortes anuais nas Américas, e é associado a mais de 200 problemas de saúde, entre eles doenças hepáticas, câncer, doenças cardiovasculares, suicídios e tuberculose. Um estudo da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde), referente a 2018, constatou que 64% destas mortes acometem pessoas com menos de 60 anos.

Alta demanda de atendimentos de saúde
O Pronto Atendimento de Pirapozinho está com uma grande demanda de atendimentos. Somente de 13 a 19 de fevereiro, 1.152 pessoas passaram pela unidade que conta com três médicos na equipe.
Desde o início do mês, já são quase 3 mil pacientes, sendo o grande boom de atendimentos na última semana. De acordo com a Prefeitura, autoridades de saúde estão atuando para agilizar os atendimentos e reduzir o tempo de espera.

Vacina antirrábica em Itororó do Paranapanema 
Será no dia 28/02, das 9h às 14h, no Centro Comunitário do Distrito de Itororó do Paranapanema. Durante o período, serão realizadas a vacinação antirrábica, chipagem para cães e coleta de sangue (leishmaniose).
Os tutores deverão levar a caderneta de vacinação e o comprovante de endereço. 

Autismo no contexto escolar é tema de palestra em Pirapozinho
A Divisão Municipal de Educação da cidade realizou ontem, a palestra com o tema Autismo no Contexto Escolar. Gestores das escolas municipais e particulares, educadores e outros profissionais da área participaram do evento, que foi realizado no auditório da Igreja Matriz.
O objetivo do encontro foi capacitar profissionais da área para potencializar a inclusão no ensino. A palestra foi ministrada por Jussara Oliveto Miralha, que apresentou o conceito de autismo, características para diálogo, manifestações no contexto escolar, aspectos comprometidos no autismo, entre outros.

Divulgação | AI

Profissionais da educação durante encontro no Auditório da Igreja Matriz; autismo foi o tema

Divulgação | AI

Jussara Miralha durante palestra aos profissionais de educação em Pirapozinho

Doações para os desabrigados do Litoral Norte
As unidades da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) recebem, desde o dia 22, doações de alimentos, roupas, materiais de higiene e limpeza que serão destinados aos desabrigados do Litoral Norte de São Paulo.
Você, morador de Pirapozinho e microrregião, pode levar sua contribuição para a Rua Mário Luiz Sereghetti, 1050, de segunda à sexta, a partir das 13h e até às 17h.

Kit escolar
Alunos da rede municipal de Sandovalina receberam, esta semana, o material escolar para o ano letivo de 2023. Foram entregues 680 kits, sendo 150 para alunos da pré-escola e 530 para ensino fundamental.

Crédito 4: Reprodução | Redes Sociais Oficiais do Governo de Sandovalina

Sandovalina entrega 680 kits escolares para alunos da rede municipal de ensino

Publicidade

Veja também